Confira O Que E Necessario Para Abrir Uma Franquia Alimenticia Blog - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Abrir franquia alimentícia: quais os trâmites?

Confira o que é necessário para abrir franquia alimentícia

Você, empreendedor, está buscando informações para que consiga abrir franquia alimentícia de maneira assertiva e para que evite problemas futuros? Confira os detalhes neste artigo!

Que o mundo do empreendedorismo é repleto de opções, é fato. Entretanto, no momento em que pensamos em empreender e em abrir um negócio, muitas dúvidas passam a surgir.

No ramo alimentício não é diferente. Com isso, você deve se atentar a diversas questões que podem ser cruciais não só durante a abertura, mas para a sequência de suas atividades.

Dentre esses questionamentos, os mais comuns são: etapas para abrir franquia alimentícia, como funcionam os processos de abertura, seus custos e outras abordagens mais.

Afinal, o setor alimentício entrega uma série de possibilidades e, com toda certeza, é um dos setores mais atraentes e seguros para se investir – desde que seja da maneira correta.

Seu crescimento é constante, independente do momento vivido no setor, portanto certamente essa é uma excelente opção para você que busca empreender.

Sendo assim, criamos este artigo para auxiliá-lo em todas as questões que envolvem abrir uma franquia alimentícia, bem como para tirar todas as dúvidas existentes quanto ao tema.

Nesse sentido, esperamos que você siga conosco até o final e que tenha uma ótima leitura!

Abrir franquia alimentícia – do que você precisa saber?

Como já antecipamos nos parágrafos introdutórios, durante os procedimentos para abertura de uma franquia alimentícia, bem como durante a inclusão no setor, é preciso obter conhecimento em relação às etapas e a tudo o que envolve esse processo.

De fato, assim como em outros setores, abrir franquia alimentícia requer bastante atenção e cuidado para que erros e imprevistos sejam evitados.

Dessa forma, você deve analisar e compreender bem as seguintes questões:

  • O que são as franquias alimentícias?
  • Quais os benefícios você terá ao abrir franquia alimentícia?
  • Quais os mercados das franquias alimentícias?
  • Como abrir e quais as etapas necessárias para a realização desse processo?
  • Quais os custos para abrir franquia alimentícia?
  • Quais as taxas cobradas ao franqueado e quantas vezes são cobradas?
  • Diferença entre taxas e royalties?
  • Qual o papel da contabilidade durante o processo de abertura?

Sendo assim, a fim de que você tenha maior conhecimento de cada uma dessas etapas, acompanhe as explicações sobre cada uma delas a seguir.

O que são as franquias alimentícias

As franquias alimentícias nada mais são do que a abertura de um negócio onde será comercializado algo de uma marca específica.

Ou seja, uma franquia é aquela que comercializa utilizando o nome ou a patente de uma marca, direitos e produtos/serviços desta que foi escolhida.

Um exemplo simples: ao optar por abrir uma franquia do Mc Donald’s em sua região, você estará de acordo com as diretrizes da marca e passará a trabalhar com tudo que a marca dispõe a seus consumidores – seja bebidas, comidas, infraestrutura, logo e outras coisas mais.

Você estará concordando com todos os direitos de distribuição e seguirá um padrão já definido pela marca.

Quais os benefícios que você terá

Abrir franquia alimentícia pode trazer diversos benefícios, entretanto você precisa realizar uma escolha assertiva. Do contrário, pode trazer empecilhos e muitos problemas.

Algumas das vantagens que abrir uma franquia pode trazer são:

  • Não há necessidade de ter experiência no setor;
  • Marketing cooperativo;
  • Estratégias de gestão e operacionais preestabelecidas pela marca; entre outros.

Como você pode ver, ao escolher por uma abertura de franquia, terá muita praticidade e, principalmente, facilidade em diversos aspectos – visto que a marca já oferecerá uma série de recursos aos quais você só terá a missão de dar sequência.

Além disso, há a possibilidade de iniciar em uma marca já conhecida e estabelecida em um mercado amplo.

O mercado das franquias alimentícias

Obter uma franquia alimentícia oferece diversas oportunidades para o empreendedor, afinal você consegue atuar em diversas áreas dentro do setor alimentício.

Dessa maneira, possibilita aumentar e diversificar os seus clientes, devido ao fato de atuar em diferentes mercados, além de ser possível, também, conquistar um maior faturamento.

Alguns dos mercados alimentícios são:

  • Bebidas;
  • Culinárias diversas;
  • Cafeterias;
  • Docerias;
  • Fast-foods;
  • Lanches;
  • Pizzarias; entre outros.

Ainda é importante lembrar que o mercado alimentício viabiliza o trabalho tanto em estabelecimentos físicos quanto em relação aos meios virtuais para realização dos pedidos – como é o caso das entregas via delivery, sendo que, neste caso, o consumidor não comparece pessoalmente.

Sendo assim, a fim de que você consiga identificar qual o melhor mercado para abrir franquia alimentícia, é preciso se atentar ao mercado, realizar pesquisas a fim de obter maiores informações e conhecer o segmento escolhido, bem como a sua realidade financeira e os valores para tornar-se um franqueado.

Como abrir uma franquia alimentícia

Abrir uma franquia alimentícia requer todo cuidado possível, assim como diversas análises para que a escolha não seja errada e você tenha problemas no futuro ou resultados inesperados.

Afinal, em todos os ramos de diversos empreendimentos, existem seus prós e seus contras, não é mesmo?

Mas, nesse caso, você sabe como deve proceder durante a abertura de uma franquia de alimentos?

Se a sua resposta for não, confira abaixo algumas dicas essenciais para esse processo:

  1. Analisar o mercado: essa etapa é a principal para a realização de seu sonho – se é que podemos chamar assim. É nela que você conhecerá mais sobre os possíveis mercados e que tomará a decisão de acordo com o que preferir. Sendo assim, entregará as diretrizes do seu investimento;
  2. Compreender o sistema de franchising: esse é um sistema, exigido por lei, em que o dono da franquia irá lhe ceder as autorizações/permissões necessárias para que você utilize a marca. De forma resumida, trata-se da cessão dos direitos da marca.
  3. Definir a melhor franquia para investir: afinal, é nesse momento que você precisará selecionar aquilo que melhor se adequa ao que busca como empreendedor. É quando você confere se as metas, os objetivos, a missão e os valores da franquia escolhida são os mesmos que o seu – além, é claro, de outros fatores importantes, como o suporte da franquia e tudo o que estará inserido durante o processo de abertura de franquia (avaliações e treinamentos).

Após essas etapas, os processos iniciais para abertura de sua franquia já estarão resolvidos e, assim, você precisará cuidar das questões que envolvem de fato a abertura.

Quais as etapas e os procedimentos necessários

Além das etapas iniciais, as quais já citamos no tópico acima, existem mais alguns procedimentos necessários para a sequência de abertura de sua franquia.

Acompanhe-os a seguir:

  • É importante fazer uma autoanálise, junto à análise que será feita durante o período de escolha e a definição do mercado ideal, para compreender seu perfil de negócio;
  • Estude suas possibilidades de investimento;
  • Converse com a marca escolhida para saber mais detalhes sobre como abrir franquia alimentícia e como, posteriormente, iniciar as negociações;
  • Defina o melhor local para o seu estabelecimento e analise os possíveis concorrentes da região;
  • Esteja ciente do seu papel e das responsabilidades como franqueado.

Desse modo, você terá exatidão sobre a sua escolha e menor possibilidade de erro no momento de definição.

Quais os custos para abrir franquia alimentícia

Os custos para a abertura de uma franquia são vários, afinal eles variam de acordo com cada marca.

Dessa forma, você precisará seguir todas as dicas e os passos já citados acima para definir qual a melhor franquia para se abrir; ou melhor, qual franquia de fato cabe no seu orçamento.

Aliás, não se deve optar por algo fora de sua realidade para que não tenha maiores problemas futuramente.

Quais as taxas cobradas ao franqueado

Ao assinar todos os termos de adesão junto à marca escolhida por você, existe uma taxa a qual você deve pagar por esse contrato firmado. Trata-se da taxa de franquia.

Essa taxa tem o propósito de custear todos os gastos que a marca teve durante o processo, além de cobrir as despesas como capacitação e treinamento dos profissionais, bem como a implantação de um novo estabelecimento.

Quantas vezes são cobradas as taxas

Essas taxas, como dito anteriormente, são cobradas no momento em que é assinado o contrato com a marca. Entretanto, são cobradas apenas uma vez.

Porém, vale ressaltar que algumas marcas cobram taxas para a renovação do contrato e, também, existem outras que optam pela não cobrança desta taxa – dependendo da estratégia adotada para o negócio.

Diferença entre taxas e royalties

Você precisa estar ciente que existirão as taxas de franquia e alguns outros pagamentos durante sua jornada como franqueado.

Sendo assim, existem as taxas e os royalties.

Entretanto, diferentemente das taxas que são cobradas apenas uma única vez – a depender da marca definida por você – os royalties são pagos periódicos devido ao uso da marca.

O papel da contabilidade no processo de abertura de uma franquia

Como você pôde ver, os processos para abrir franquia alimentícia tendem a ser burocráticos e um pouco complexos.

No entanto, contar com um serviço de contabilidade que possui a expertise necessária para te auxiliar durante todo esse período torna-se essencial.

Afinal, o papel da contabilidade é te ajudar na gestão de seu negócio para que tome as melhores decisões e para que tenha efetividade durante a sua jornada de trabalho.

Os perigos ao abrir uma franquia

Certamente, abrir uma franquia pode ser algo muito vantajoso. Afinal, apesar de um pouco burocrático, esse processo tende a ser prático – visto que a marca viabiliza diversos recursos e sistemas para que siga dentro das normas definidas.

Contudo, alguns imprevistos poderão surgir em meio a essa jornada.

Confira abaixo alguns dos problemas mais comuns ao se abrir franquia alimentícia:

  • Competição entre concorrências – ou até mesmo com as demais unidades, que podem tirar o foco de sua gestão;
  • Comunicação defasada por algum problema específico;
  • Demora na obtenção do valor investido;
  • Menor liberdade;
  • Pouca flexibilidade.

Portanto, é importante contar com profissionais adequados e com experiência no assunto para dar o auxílio devido frente a essa situação.

Contabilidade para franquias alimentícias

Com o intuito de evitar essas possíveis falhas, os erros e os diversos problemas que podem acontecer no momento em que você for abrir franquia alimentícia, conte com uma contabilidade especializada no setor alimentício.

Ela irá prestar o apoio necessário a fim de ser possível realizar os procedimentos para abrir franquia alimentícia de maneira assertiva e para, assim, evitar imprevistos futuros.

Nesse sentido, conte com a Contábil Pirituba para resolver essas questões!

Nós possuímos um serviço de contabilidade para franquias alimentícias e podemos te ajudar nessa!

Somos uma contabilidade localizada na zona norte de São Paulo, mais especificamente em Pirituba, e estamos prontos para atender às suas reais necessidades.

Nossa equipe, altamente especializada, conta com total conhecimento e experiência no setor alimentício, bem como em tudo que o engloba, como a área contábil, fiscal, pessoal e repartições públicas com suas atualizações frequentes – além disso, estaremos sempre em busca de um maior aperfeiçoamento e de capacitação, através de nossos investimentos em tecnologia.

Temos como objetivo entregar estratégias e soluções para nossos clientes, assim como dados e informações detalhadas para que os problemas em cada processo sejam resolvidos com agilidade e rapidez.

Nossos conceitos, nossas técnicas e nossos recursos entregarão a você melhor desenvolvimento na realização de suas atividades, visando maior crescimento e qualidade naquilo que exercerá. 

Nós, da Contábil Pirituba, temos como o maior compromisso a satisfação de nossos clientes durante o atendimento e o suporte.

Alguns de nossos valores são:

  • Comprometimento;
  • Compromisso;
  • Ética profissional;
  • Integridade;
  • Honestidade;
  • Respeito;
  • Transparência;
  • Valorização humana; entre outros.

Portanto, se você busca por apoio especializado para auxiliá-lo durante todo o processo de abrir franquia alimentícia, conte com os serviços da Contábil Pirituba.

Temos a expertise necessária e iremos te ajudar da melhor maneira!

Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Conte conosco, da Contábil Pirituba!

Está precisando de uma contabilidade especializada em serviços para franquias alimentícias?

Converse com os profissionais da Contábil Pirituba!

Para entrar em contato é simples…

Basta clicar em “Solicite um orçamento”, preencher o formulário com seus dados, com sua mensagem e com o assunto a ser tratado que, em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Caso prefira, pode nos contatar através do nosso WhatsApp – clicando no ícone localizado no canto inferior da tela, a partir do qual você será direcionado imediatamente para nosso contato e, assim, poderá falar com um de nossos consultores.

Não perca tempo, tenha o melhor suporte na hora abrir franquia alimentícia!

Nós estamos esperando por você!

Abrir franquia alimentícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Entenda a importância da ECF e fique por dentro do…
Pesquisar