skip to Main Content
Tipos De Sociedade Empresarial: Veja Como Escolher E O Processo Para Estruturar Uma

Tipos de sociedade empresarial: Veja como escolher e o processo para estruturar uma

Conheça os principais tipos de sociedade empresarial e saiba como escolher o melhor

Se você está no processo de abertura de uma sociedade empresarial, então confira abaixo os principais modelos para determinar o melhor

Ao decidir abrir uma empresa, um dos primeiros passos a serem tomados é a escolha da forma jurídica mais adequada para o negócio. E uma das principais dúvidas para quem vai constituir uma sociedade, é qual o tipo de sociedade empresarial abrir.

A escolha do tipo de sociedade tem um impacto direto na estruturação, administração e tributação. Além disso, determina a responsabilidade dos sócios perante as dívidas e obrigações do empreendimento. 

Por isso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de sociedade e entender as suas características antes de decidir sobre qual tipo abrir.

Por isso que a Contábil Pirituba preparou esse material!

Aqui, apresentaremos os principais tipos de sociedade empresarial para que você possa decidir coerente sobre qual abrir. 

Após esse artigo, a estruturação da sua sociedade se tornará mais real e simples. Confira e saiba mais! 

Sociedade empresarial: entenda o conceito

Uma sociedade empresarial é uma forma de organização de empresas em que duas ou mais pessoas se unem para explorar uma atividade econômica.

Essa união é formalizada por um contrato social, que estabelece as regras de funcionamento da empresa e a participação de cada um dos sócios.

As sociedades empresariais podem ser constituídas sob diferentes formas jurídicas. Cada tipo possui suas próprias características, como a responsabilidade dos sócios pelas dívidas da empresa, a forma de distribuição de lucros e o modo de administração dos negócios.

No próximo tópico vamos conhecer melhor cada tipo de sociedade empresarial

Quais os tipos de sociedade empresarial?

 1. Sociedade Simples

Uma sociedade simples é uma forma de organização empresarial caracterizada pela ausência de personalidade jurídica, ou seja, os sócios respondem de forma ilimitada pelas dívidas e obrigações da empresa.

 A sociedade simples é formada por prestadores de serviços que são profissionais de classe, ou seja, médicos, advogados, contadores, engenheiros, entre outros, que se unem para exercer a mesma atividade econômica.

Não é importante registrar oficialmente a parceria com a Junta Comercial, mas é necessário registrá-la no Cartório de Registro e no Registro Civil das Entidades Jurídicas.

 2. Sociedade Limitada 

Esse tipo de sociedade é uma forma de negócio que consiste no investimento inicial por parte de seus membros. O número de membros da sociedade não é restrito, e mesmo uma pessoa jurídica pode atuar como tal. 

Essa sociedade é considerada benéfica, pois se a empresa gerar débito, os membros são responsáveis pelo que investiram inicialmente, mas seus fundos pessoais não são afetados.

Este tipo de empresa deve incluir as letras “LTDA” em seu nome. 

 3. Sociedade Limitada Unipessoal

Essa é, além do modelo de Sociedade mais recente, o mais escolhido atualmente. A SLU, como é chamada, veio para substituir a Sociedade Anônima de Responsabilidade Limitada (Eireli). 

Os regulamentos da SLU são similares ao Eireli, mas há algumas distinções-chave, essas distinções são o que fazem o modelo ser tão popular. 

Basicamente, para constituir uma SLU não é necessário ter um capital mínimo de 100 salários mínimos, como era no caso da Eireli, embora seja considerado um tipo de sociedade, os bens pessoais do proprietário são salvaguardados. E se essa última afirmação te gerou dúvidas, sim, esse tipo de sociedade pode ser formada por apenas um indivíduo.

 4. Sociedade anônima

Para facilitar o entendimento, vamos começar dizendo que esse tipo de sociedade é recomendado para aqueles que já estão estabelecidos, pois é um modelo mais complexo. A Sociedade anônima é denominada S/A.

Esse modelo tem a divisão do capital com base em cotas, e este capital pode ser aberto, ou seja, as ações podem ser adquiridas através da bolsa de valores, ou pode ser fechado, o que significa que uma pessoa deve ser convidada a ingressar na empresa. 

Este tipo de empresa é recomendado para aqueles que já estão estabelecidos ou que têm circunstâncias específicas. O objetivo da sociedade é a formação de capital e esta sociedade é denominada S/A.

 5. Sociedade Cooperativa

Para a Sociedade Cooperativa existir, é necessário haver uma comunhão de objetivos e interesses, atos unificados e propositais de contribuição e serviços, e a busca de benefícios comuns a todos. 

Este modelo é muito distinto em vários aspectos, tais como a necessidade de um mínimo de 20 pessoas para criar esta sociedade. 

Além disso, a cooperativa permite que todos participem livremente, respeitando os direitos e obrigações de cada pessoa envolvida.

 6. Sociedade em Nome Coletivo

Nessa Sociedade, cada sócio é responsável por todas as dívidas da empresa, sendo cada um responsável por quaisquer obrigações. 

Isto implica que todas as obrigações financeiras da empresa devem ser assumidas pelo patrimônio pessoal dos sócios. Ou seja, as dívidas que a empresa obtiver, impactam diretamente o patrimônio pessoal de cada sócio da empresa.

 7. Sociedade em Comandita Simples

Este tipo de sociedade divide os sócios em duas categorias, os comanditários e os comanditados.

A distinção se dá que os sócios comanditários não fazem parte da estrutura gerencial da empresa. Os sócios comandados podem assumir tarefas dentro do negócio. 

 8. Sociedade Comandita por Ações

Esse tipo de Sociedade é dividida em cotas, nesse caso, apenas sócios administradores têm responsabilidades limitadas. No caso, no ramo societário, a responsabilidade ilimitada significa que os sócios devem ser responsabilizados por dívidas da empresa.

Portanto, os sócios administradores da Sociedade Comandita por Ações serão responsáveis financeiramente se a empresa falir.

 9. Sociedade em Conta de Participação

Esse tipo de sociedade tem menos burocracia em relação a outras sociedades, no entanto, é necessário se atentar que se trata de um tipo societário bem específico.

Podendo ser formada por dois ou mais pessoas, a exigência para atuar é de que pelo menos um dos sócios seja comerciante com o propósito de obter lucros em operações na área comercial.

Esse tipo de sociedade tem um período designado para o fim da parceria.

 10. Sociedade de advogados

Como o próprio nome já sugere, esta relação comercial particular requer profissionais com licença para exercer a advocacia por meio de uma Sociedade Simples ou uma Sociedade Unipessoal de Advocacia (SUA).

Os profissionais de direito podem fazer parte de uma única sociedade. Além disso, existem regulamentos que devem ser obedecidos, como o registro do ato de incorporação no Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Vale a pena abrir uma sociedade?

Essa é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela, estudo e analisando cada caso em particular, no entanto, podemos te ajudar listando as vantagens e desvantagens de ter uma Sociedade Empresarial.

Vantagens da Sociedade Empresarial

O principal benefício de formar uma sociedade, consiste na sociedade em si! Isso significa basicamente que as responsabilidades da empresa serão divididas entre os sócios, pois esse modelo empresarial reúne indivíduos interessados no mesmo objetivo, fornecendo assim os recursos necessários para um determinado projeto.

Desvantagens de ter uma Sociedade Empresarial

Uma das principais desvantagens pode ser observada quando se trata da divisão do capital, é imperativo prestar muita atenção; as discordâncias entre os sócios podem ser bastante frequentes, tanto por questões monetárias como por opiniões, dificultando o avanço do negócio. 

Como escolher corretamente o tipo de sociedade empresarial?

A escolha do tipo de sociedade empresarial é uma etapa fundamental na estruturação de uma empresa e requer muita atenção e cuidado por parte dos empreendedores. 

Para fazer esta determinação, alguns elementos devem ser analisados, como, por exemplo:

  • As especificações de cada Sociedade;
  • Objetivo empresarial;
  • Atividades exercidas;
  • Quantidade de sócios;
  • Capital social;
  • Entre outros aspectos.

Como estruturar uma Sociedade Empresarial?

Selecione os sócios

Você deve procurar alguém que tenha uma perspectiva de negócios. Ter um bom relacionamento com o sócio escolhido é importante, no entanto, esse não deve ser o único passo a ser analisado, se você deseja sucesso em sua sociedade.

Especificar o tipo de empresa

Agora, você deve especificar o tipo de empresa sob a qual sua empresa será registrada, seja ela uma empresa individual, sociedade limitada ou sociedade anônima, o outro tipo de sociedade apresentado aqui no artigo.

Estabelecer um plano de negócios

Criar um plano estratégico detalhado mapeando o que será feito, como será executado, quem serão os rivais e clientes, e outros empreendimentos. Esse passo é fundamental para dar início às atividades sabendo o ponto de partida e como chegar aos objetivos traçados.

Determine os investimentos 

Você também deve elaborar um acordo legal que cubra os detalhes como os lucros serão compartilhados, o que acontecerá se a parceria terminar e quem será responsável pelo quê dentro da empresa.

Não esqueça de ter apoio especializado

O contador é fundamental não apenas para o desenvolvimento de uma sociedade empresarial, como também para o funcionamento da empresa, pois é responsável por garantir a saúde financeira da empresa, fornecer informações úteis para tomada de decisões, planejar estrategicamente a gestão tributária e reduzir riscos financeiros.

Conheça os cuidados na hora de formar uma sociedade 

Além de alguns dos inconvenientes discutidos acima, há também alguns pontos de atenção para associados ao ingresso em Sociedade, como, por exemplo:

  1. Tenha cuidado ao escolher o parceiro para iniciar a empresa e certifique-se de obter um acordo claro por escrito;
  2. Mantenha uma boa comunicação, afinal, se comunicar de forma inadequada e falta de informações compartilhadas são questões comuns nas relações comerciais, portanto, preste atenção e documente todos os detalhes;
  3. Respeite todos os termos legais: para uma empresa exercer as atividades e permanecer no mercado ativo é necessário que essa cumpra todas as suas obrigações, como, por exemplo, legalizar o negócio e o pagamento de todos os impostos.

Estes são alguns pontos que podem ser problemáticos se não forem devidamente administrados, portanto, tome cuidado e impeça que eles se transformem em dificuldades maiores ao longo da sua carreira profissional.

Como ter total sucesso na formação de uma sociedade?

Ao abrir um negócio, ter um parceiro pode fornecer uma garantia para reforçar o capital inicial e sustentar o capital operacional do negócio. Se você decidiu por abrir a sua Sociedade, é necessário agora decidir sobre o trâmite do processo.

Após uma análise mais profunda sobre os tipos de sociedade, fica claro que a escolha dependerá de diversos fatores. 

Além disso, a formalização da sociedade empresarial exige a elaboração de diversos documentos e a observação de procedimentos legais específicos, o que pode tornar o processo bastante complexo e burocrático. 

Então, como resolver essas questões de forma simples? A resposta é mais simples ainda. Conte com o apoio da Contábil Pirituba!

É importante que os sócios busquem orientação de um contador para escolher a melhor forma de constituição da empresa e garantir a legalidade e a segurança jurídica do empreendimento.

Na hora de estruturar a sua Sociedade, tenha o respaldo da Contábil Pirituba!

Ter o apoio de uma empresa contábil confiável e experiente é a opção correta para quem deseja constituir uma sociedade empresarial de forma segura e eficiente.

A Contábil Pirituba é uma empresa especializada em serviços contábeis e possui uma equipe de profissionais altamente capacitados e atualizados com as leis e normas vigentes. 

Com anos de experiência no mercado, oferecemos um atendimento personalizado e consultoria especializada para ajudar os empreendedores a escolherem a melhor forma de estruturar a sua sociedade empresarial e garantir a conformidade legal da empresa.

Portanto, se você está planejando abrir uma empresa e precisa de auxílio para escolher o tipo de sociedade empresarial mais adequado para o seu negócio, conte com a Contábil Pirituba. 

Não espere mais para entrar em contato!

Clique aqui para ter apoio ao formular a sua sociedade empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Veja 8 passos efetivos para realizar um controle de gastos…
Back To Top