skip to Main Content
Planejamento Tributário Para Distribuidora De Cosméticos

Planejamento tributário para distribuidora de cosméticos

Você acha que sua empresa paga muitos tributos? Todo mês é um susto na hora de fazer o controle financeiro? Provavelmente, você ainda não conhece o planejamento tributário para distribuidora de cosméticos. Quando realizado por profissionais competentes, ele impacta positivamente nas finanças de qualquer negócio. Saiba mais no post de hoje.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma boa forma de lidar com a legislação tributária brasileira.

Por definição, ele é um plano que objetiva a diminuição da incidência da carga tributária sobre um negócio, qualquer que seja ele.

Muitas pessoas acreditam que o planejamento tributário é uma forma de evasão fiscal, sendo assim uma medida ilícita. Entretanto, este plano é um mecanismo autorizado por lei pelo qual uma empresa utiliza incentivos, benefícios e isenções fiscais para diminuir os custos que incidem sobre o seu empreendimento.

Como o planejamento tributário para distribuidora de cosméticos pode ajudar?

Um bom planejamento tributário para distribuidora de cosméticos reduzirá a incidência de tributos sobre a atividade, economizando valiosos recursos financeiros. Para entender como isso acontece, é preciso saber os fatores que influenciam em um bom plano, que são:

  • Qual o histórico empresarial? Houve recolhimento a maior ou a menor no período? A empresa se aproveitou de algum crédito fiscal ou foi submetida a alguma ação fiscal?
  • Quais as despesas operacionais e com pessoal?
  • Qual a expectativa de faturamento ou receita bruta?
  • Qual a margem de lucro?

A partir da análise das respostas, deverá ser definido o regime de tributação mais adequado para a distribuidora, que poderá ser Simples Nacional (pagamento de impostos simplificado), Lucro Presumido ou Lucro Real. Mas como é possível definir o melhor regime tributário para pagar menos impostos? Com o auxílio da contabilidade!

Qual o papel da contabilidade no planejamento tributário?

A contabilidade possui um papel fundamental na hora de abrir uma empresa. É também no momento de abertura que o planejamento tributário para distribuidora de cosméticos deve ser realizado. Mas qual a relação entre um e outro?

Um profissional contábil será o maior auxílio de um empreendedor para escolher o formato jurídico e o regime tributário mais adequado para a distribuidora.

A análise de dados apontará o enquadramento tributário correto, a existência ou não de incentivos ou isenções fiscais relacionados às atividades da empresa. É também o contador que fará simulações de cenários de tributação para ver se está tudo adequado.

Se estiver tudo certo, o planejamento tributário para distribuidora de cosméticos apresentará algumas vantagens, como:

  • Redução dos custos do empreendimento: quanto menor a incidência de tributos na atividade, menor os custos do negócio. A redução está atrelada à análise correta do histórico financeiro e tributário, o que só é possível com a presença de um profissional.
  • Diminuição no número de autuações fiscais: a documentação e análise realizada no planejamento previne erros de lançamentos de eventos tributários, diminuindo as chances de autuação e multa pela Receita.
  • Aumenta a competitividade: com menor custo do negócio, a distribuidora manterá uma boa gestão eficiente de recursos. A economia possibilita o investimento em outras ações que coloquem a empresa em posição de destaque, aumentando sua competitividade.

Quer saber mais sobre o papel da contabilidade no planejamento tributário para distribuidora de cosméticos? Entre em contato com a Contábil Pirituba! Será um prazer falar com você.

Somos uma empresa especializada na contabilidade para distribuidoras de cosméticos e temos as ferramentas certas para auxiliá-lo a tornar o seu negócio mais produtivo e lucrativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Tornar uma distribuidora de cosméticos mais atrativa é um desafio…
Back To Top