Guia Completo De Contratacao De Funcionarios Post (1) - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Contratação de funcionários – Como fazer?

Guia para uma contratação de funcionários adequada para o seu negócio!

Entenda tudo que é preciso para que a contratação de funcionários para sua empresa gere um time engajado e produtivo

Você já parou para refletir em tudo que a sua empresa precisa para alcançar o sucesso almejado? 

São realmente muitos os fatores que definem a ascensão ou o declínio de um negócio, por isso, cada detalhe referente ao negócio é crucial para um futuro de muita lucratividade ou de dores de cabeça, com dívidas. 

Quando se tratam desses fatores, comumente, é abordada a importância de uma boa gestão financeira, fiscal, de recursos e afins… 

Contudo, um fator crucial que não pode ficar de lado, pois é decisivo para o futuro do seu negócio, são os funcionários da sua empresa. 

O seu time de colaboradores são os profissionais em quem você deve confiar para levar a sua empresa para o topo, ou seja, precisam ser pessoas preparadas tecnicamente e com o perfil adequado para atuar em sua empresa. 

A contratação de funcionários é algo muito mais complexo do que apenas realizar um objetivo… Contudo, se o seu objetivo for montar um time realmente poderoso, sendo assim, preparamos este artigo para falar sobre isso. 

Vamos abordar todos os aspectos que você não pode deixar de considerar para realizar uma contratação de funcionários assertiva e benéfica para o seu negócio, contribuindo, assim, para o melhor desempenho da sua empresa, como um todo. 

Contratação de funcionários – Por onde começar? 

Para realizar uma contratação de funcionários realmente precisa, é preciso começar tendo claro que vai além de divulgar uma vaga e escolher quem aparenta ter um currículo melhor. 

Cada profissional que entra em sua empresa é crucial para o desenvolvimento da mesma, por isso, a contratação é algo que deve ser feita de forma minuciosa e com certeza, até porque também é algo que gera custos. 

Sendo assim, o início de tudo é ter isso em mente e se dispor a entender quais são todos os aspectos que precisam ser considerados desde a divulgação da vaga até a contratação em si. 

Para isso, vamos abordar primeiro todos os aspectos que você precisa considerar para, então, apresentar um guia para você seguir e ter êxito em suas contratações. 

O que considerar para realizar a contratação de funcionários?

Existem muitos profissionais com conhecimento e qualificação no mercado, por isso, para encontrar os ideais para a sua empresa, é preciso levar alguns pontos em consideração. 

Sendo assim, vamos falar sobre cada um deles a seguir. 

O que sua empresa busca? 

Não tem como realizar todo um processo seletivo e esperar montar a equipe ideal se você nem definiu o que sua empresa precisa e busca. 

Sendo assim, a primeira coisa a se considerar são as necessidades da sua empresa, analisando pontos como:

  • Qual setor precisa de um novo colaborador? 
  • Quais são as atividades que serão realizadas? 
  • Qual o conhecimento necessário para isso? 
  • Qual o perfil comportamental adequado para essa vaga? 

Esses são alguns questionamentos que podem te nortear na hora de definir o que a sua empresa está buscando.

Tendo definido tudo isso, é hora de ir para o próximo tópico. 

Habilidades técnicas 

Existem muitas coisas que se aprendem na prática, até porque sua empresa pode ter processos únicos que o colaborador irá aprender e se adaptar com o tempo. 

Contudo, é importante que você tenha um funcionário com habilidades técnicas prévias e adequadas para a vaga em questão, e isso precisa ser considerado e definido antes. 

Sendo assim, após entender o que sua empresa busca, o que os candidatos precisam ter para sanar as necessidades identificadas em seu negócio? 

Pondere sobre isso de forma minuciosa, pois será fundamental para a montagem da descrição da vaga e para a triagem dos currículos recebidos. 

Perfil comportamental 

Esse é um ponto crucial e que muitas empresas deixam de lado, o que é um erro enorme

Seus funcionários são pessoas, e não máquinas que apenas executam algo conforme foram programadas. 

Sendo assim, cada perfil possui características que são mais evidentes e reagem de diferentes formas aos estímulos do dia a dia. Tudo isso precisa ser considerado para saber se a pessoa está apta para a vaga. 

Afinal, pense conosco… 

Se a vaga que você busca exige saber se comunicar muito bem, lidar com rotina dinâmica e trabalhar bem em grupo, uma pessoa mais reservada, observadora e analítica, muito provavelmente, terá dificuldades para desempenhar esse papel. 

Ou seja, você precisa definir qual perfil comportamental está buscando para que possa procurar por isso e levar esse fator em consideração durante as entrevistas. 

Metodologia DISC 

Quando falamos em perfil comportamental, a metodologia DISC é muito utilizada para aplicação de testes que identificam o perfil dos candidatos. 

De acordo com a metodologia, os perfis são quatro:

  • Executor – Dominância;
  • Comunicador – Influência;
  • Planejador – Estabilidade; 
  • Analista – Cautela.

Para descobrir o perfil comportamental, é preciso aplicar testes, o que pode ser feito durante as entrevistas. 

Como irá funcionar o processo de contratação?

A contratação de funcionários demanda um processo seletivo bem estruturado para ocorrer de forma correta. 

Sendo assim, é preciso considerar quais meios irá usar para isso e de que forma irá coordenar o processo como um todo. 

Atualmente, as plataformas de vagas de emprego online são o principal meio, bem como a rede social LinkedIn. 

Esses meios são onde estão centralizados diversos profissionais em busca de uma alocação no mercado e, com uma boa descrição da vaga, é possível encontrar potenciais colaboradores. 

Para além disso, é preciso pensar:

  • Quantos currículos serão selecionados? 
  • Como serão feitas as entrevistas?
  • Quais perguntas são pertinentes? 
  • Serão aplicados testes? 
  • Irá ocorrer dinâmicas em grupo? 

Tudo isso é importante para estruturar como será todo o processo de contratação de funcionários. 

Pós contratação 

Se engana quem pensa que o processo acaba ao selecionar o profissional. 

Após isso, ainda é preciso pensar em aspectos como treinamento e fase de adaptação. 

A sua empresa precisa estar preparada para isso, de modo que a fase de adaptação e todo o conhecimento necessário sobre o funcionamento da empresa sejam passados de forma breve e efetiva. 

Com isso, é alinhado como tudo irá funcionar e garantir que o colaborador esteja pronto  para exercer as atividades de forma adequada, o quanto antes. 

Além disso, é preciso manter um acompanhamento com o funcionário, tirando dúvidas, aplicando feedbacks e fazendo o possível para que o colaborador agregue à equipe e, de fato, promova o crescimento do seu negócio. 

Guia para realizar uma contratação de funcionários impecável! 

Agora que falamos sobre todos os aspectos que você precisa considerar na contratação de funcionários, vamos ao guia sobre como colocar tudo em prática de forma adequada. 

Para isso, preparamos este guia como um passo a passo para, de fato, te guiar a como realizar o processo da forma mais adequada.

#1 – Prepare a descrição da vaga 

Tendo avaliado tudo que a sua empresa precisa para a contratação de funcionários e definido quais são os pré-requisitos técnicos que os candidatos precisam ter, é hora de preparar a descrição da vaga. 

Para isso, alguns pontos a colocar são:

  • Título da vaga; 
  • Funções a serem realizadas; 
  • Grau de escolaridade necessário;
  • Conhecimentos extras necessários; 
  • Horário de trabalho; 
  • Local de trabalho ou se será home office; entre outros. 

Quanto mais detalhada a vaga for, maiores as chances de atrair os profissionais mais preparados para preenchê-la. 

#2 – Divulgue a vaga 

Especialmente pela internet, onde o alcance de pessoas é grande, é hora de divulgar a sua vaga. 

Existem diversos sites de vagas de empregos em que você pode disponibilizar a vaga, além de poder usar as próprias redes sociais da empresa para impulsionar a divulgação das vagas. 

Defina o período de tempo que a vaga ficará disponível para que você possa se organizar em relação ao recebimento dos currículos e demais etapas do processo seletivo.

#3 – Seleção dos currículos 

Após a divulgação da vaga e recebimento dos currículos, é hora de fazer a primeira seleção para a contratação de funcionários. 

Sendo assim, analise com cuidado todos os currículos, buscando por aqueles que preenchem os pré-requisitos que foram evidenciados na descrição da vaga. 

É importante definir um número máximo de currículos que serão selecionados para a próxima fase, assim, você consegue manter mais organização ao longo de todo o processo. 

Sendo assim, comece eliminando os que não preenchem completamente os pré-requisitos e depois opte pelos que possuem uma apresentação, habilidades e experiência que aparentam ser compatíveis com a sua empresa. 

Uma dica é não se limitar a buscar apenas por pessoas experientes ou apenas por pessoas que possuem habilidades a mais. Busque dar chances a diversas pessoas que podem ocupar a vaga, afinal, essa ainda é a primeira etapa e muitos candidatos podem ser positivamente surpreendentes na entrevista. 

#4 – Entrevista 

A entrevista é o momento decisivo da contratação de funcionários, afinal, é o momento de checar tudo que foi apresentado no currículo diretamente com o candidato. 

Comumente, as entrevistas funcionam em três etapas fundamentais, onde cada uma irá oferecer informações importantes e decisivas sobre os funcionários. 

Teste 

Especialmente se alguma habilidade em específico for completamente necessária, é ideal realizar a aplicação de um teste para verificar se o candidato está realmente apto.

Portanto, prepare um teste que seja de acordo com a realidade da sua empresa e que seja capaz de demonstrar se o profissional está realmente preparado para exercer o que a sua empresa precisa. 

Inclusive, o teste de perfil comportamental deve ser aplicado também nesta etapa do processo de contratação de funcionários. 

Dinâmica em grupo 

Especialmente se a vaga demanda um trabalho em equipe e muita comunicação, uma dinâmica em grupo para avaliar como cada candidato se sai é muito importante. 

Você também consegue identificar quem tem um espírito de liderança e proatividade, que podem ser muito importantes para a equipe como um todo. 

Portanto, avalie quais dinâmicas podem ser aplicadas e se certifique de que cada uma tenha um objetivo claro, que possa, inclusive, ser explicado para todos no final qual o propósito e o que foi avaliado em cada um. 

Entrevista individual 

Uma das etapas mais importantes é a entrevista individual, onde você poderá conhecer um pouco mais do candidato, fazer perguntas sobre o currículo, experiência, expectativas e afins. 

É importante se preparar muito bem para essa etapa, pois, as perguntas certas são as que darão informações decisivas para a contratação de funcionários.

A entrevista individual é o momento para:

  • Validar informações do currículo; 
  • Perceber traços da personalidade do candidato; 
  • Esclarecer as dúvidas sobre a empresa e a vaga; 
  • Alinhar expectativas; 
  • Falar sobre salário e demais benefícios; entre outros. 

Sendo assim, é uma das etapas mais cruciais.

#5 – Análise geral 

Tendo feito todas as etapas anteriores, é hora de fazer a análise geral para se aproximar da conclusão da contratação de funcionários. 

Nesta fase do processo, é o momento de ponderar tudo que foi visto nas fases anteriores e identificar quem melhor se adequa à vaga oferecida pela sua empresa. 

Para isso, contar com outras opiniões – de pessoas que tenham acompanhado o processo seletivo de contratação de funcionários com você – é fundamental. 

O objetivo aqui é definir qual dos candidatos melhor se adequa com o que sua empresa precisa, de acordo com o que você definiu lá no começo, lembra? 

Tendo definido isso, você tem um novo colaborador, bastando cumprir com os trâmites para formalização da contratação e partir para a etapa de adaptação às atividades da empresa. 

Mas não descarte os que não foram selecionados! Aproveite para montar um banco de talentos e, assim, será muito mais simples realizar processos para futuras vagas. 

Tenha tranquilidade para fazer sua contratação de funcionários

Esperamos que todo o conteúdo que preparamos seja de grande valia para os seus processos de contratação, mas sabemos que é algo que demanda tempo e muito cuidado com cada detalhe para realizar uma boa contratação. 

Para focar nisso, é preciso manter os demais aspectos da sua empresa em ordem, principalmente em relação ao financeiro e obrigações contábeis. 

E, para isso, você pode contar conosco, da Pirituba! 

Somos uma contabilidade preparada para cuidar plenamente da sua empresa, proporcionando a tranquilidade que você precisa para focar em seus processos de contratação de funcionários e demais atividades. 

Sendo assim, não hesite em nos contatar! 

QUERO OBTER O SUCESSO EM MINHA EMPRESA

Terceirizacao Financeira - Contabilidade em Pirituba | Contábil Pirituba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Virginia Planet lista os passos necessários para uma comunicação não-violenta…
Pesquisar