Metodo De Sucesso Para Driblar A Crise Financeira E Ainda Sair Lucrando Post (1) - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Como superar uma crise financeira?

Conheça agora o melhor método para não só sobreviver à crise financeira, mas retomar lucrando – e muito!

O caminho para sair da crise financeira e voltar a obter resultados satisfatórios é o que você terá ao longo deste texto, e o melhor, com um método que você pode começar a aplicar hoje mesmo! 

A pandemia de Coronavírus que enfrentamos foi o estopim para uma crise financeira sem precedentes, que impactou a sociedade como um todo, em todos os setores. 

Contudo, não é a primeira e nem a última crise enfrentada por empresários na trajetória de suas empresas, afinal, diversos acontecimentos podem influenciar e desencadear uma situação financeira crítica novamente. 

Desta forma, o mais estratégico a se fazer é estar sempre preparado para enfrentar situações atípicas, porém, sabemos bem que esse preparo não é a realidade de muitos empresários, especialmente de pequenas e médias empresas. 

Sendo assim, refletimos sobre quais ações podem ser implementadas de imediato, diante de uma situação de crise financeira, para garantir que a sua empresa sobreviva e retome à obtenção de resultados satisfatórios… 

Mas fomos além! Pois, o método que preparamos para apresentar para você hoje, neste artigo, não é voltado simplesmente para sobreviver à crise, mas para garantir o preparo necessário para que a probabilidade de situações como essa desestabilizarem seu negócio seja mínima. 

Portanto, já adiantamos aqui mesmo que não se tratam de ações mirabolantes e que demandam investimentos absurdos, mas sim, um método estratégico que foca nos detalhes. 

Pequenos detalhes geram grandes resultados – ou grandes catástrofes…

Nada surge e cresce do nada, o seu próprio negócio é um grande exemplo disso… 

Tudo demanda um processo, um conjunto de ações e detalhes que compõem algo maior. E são justamente essas pequenas coisas que definem se este algo maior será positivo ou negativo. 

Muitas empresas que fecham as portas diante de severas crises financeiras não sofrem com isso apenas pela crise, mas sim, por uma série de fatores prévios que já estavam comprometendo o financeiro. 

Sendo assim, pensando pelo caminho contrário, o mesmo vale para garantir a saúde e estabilidade financeira… 

Quando os pequenos detalhes e ações são voltados para um financeiro saudável, a sua empresa tem base para resistir diante de crises e até mesmo estar preparada para lidar com essa situação, de forma estável, ainda que mais difícil. 

Portanto, o método que vamos te apresentar hoje NÃO demanda: 

  • Altos investimentos;
  • Ações complexas;
  • Fórmulas mágicas. 

Mas sim: 

  • Disposição
  • Comprometimento;
  • Tempo. 

Tudo isso porque vamos te mostrar que, não só em uma crise financeira, mas em diversas situações adversas, são os pequenos detalhes que irão gerar grandes resultados e evitar as grandes catástrofes. 

Método para superar uma crise financeira – Por onde começar? 

Antes de qualquer ação, e antes mesmo de explicarmos quais são os processos necessários para a execução deste método, é preciso começar assumindo um compromisso. 

Lidar com os aspectos financeiros, obter boa lucratividade e manter sua empresa estável demanda tempo, dedicação e disposição para ter atenção com detalhes que, muitas vezes, acabam passando batido… 

Afinal, quem nunca deixou para registrar um valor baixo no fluxo de caixa depois e acabou nunca registrando? 

Por mais que pareça algo pequeno, imagine isso ocorrendo de forma recorrente… Pois é, comumente, é assim que se inicia uma desorganização financeira extremamente prejudicial. 

Portanto, assumido o compromisso de enxergar os aspectos que vamos pontuar como algo que deve ser colocado em prática rigorosamente para garantir que nenhuma crise financeira derrube seu negócio e que lucros expressivos sejam obtidos, sem mais delongas, vamos às etapas que compõem esse método. 

1º Etapa: Mapeamento

É impossível realizar ações, corrigir erros e fazer planejamentos estratégicos sem, antes, entender a atual situação da sua empresa. 

Muitas vezes, em meio a uma crise financeira, o desespero toma conta de muitos empresários, fazendo com que os mesmos realizem ações impensadas, sem nem entender quais os reais impactos que foram causados em seus negócios e como é possível revertê-los. 

Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é um mapeamento completo das suas finanças, de que forma elas foram afetadas pela crise financeira, onde existem custos que podem ser reduzidos e afins. 

Além disso, é interessante mapear as futuras contas a pagar e a receber para já se programar em como pagá-las e até mesmo buscar por uma renegociação, caso seja necessário, a depender da gravidade da crise.

2º Etapa: Planejamento 

Com o mapeamento feito, é hora de planejar. 

Ou seja, já tendo toda a situação da sua empresa diante da crise financeira, é o momento de encontrar meios efetivos de lidar com a situação. 

Basicamente, aqui, são pensadas nas formas de solucionar o que foi identificado no mapeamento, sem prejudicar o funcionamento da empresa ao mesmo tempo em que a mantém longe do risco de falência. 

O planejamento precisa ser minucioso, considerar todas as opções possíveis e pensar em ações a curto, médio e longo prazo, bem como as consequências geradas. 

Afinal, de nada adianta planejar uma ação que será super efetiva agora, porém, lá na frente, irá gerar diversos problemas. 

3º Etapa: Fluxo de caixa 

Em todo canto se fala sobre a importância do fluxo de caixa para o aspecto financeiro e, ainda assim, é onde a maioria dos empresários erram. 

Independente do momento, o fluxo de caixa é crucial, quando falamos de crise financeira então… É algo que precisa ser cuidado! 

Ele é responsável por registrar todas as movimentações financeiras que ocorrem na sua empresa, logo, é o que dá base para: 

  • Elaboração de relatórios precisos;
  • Identificação de custos excessivos;
  • Controle financeiro minucioso;
  • Valor para ponto de equilíbrio financeiro; entre outros. 

Portanto, é preciso se reeducar em relação ao controle do fluxo de caixa, tanto você, empresário, quanto as outras pessoas responsáveis pelas finanças da sua empresa. 

Cada mínimo valor precisa ser registrado, afinal, estamos falando dos detalhes aqui, logo, tudo conta! 

4º Etapa: Separação de contas pessoais e profissionais 

Parece óbvio, certo? Mas é outro erro muito comum entre empresários… 

Pense por alguns momentos: Você já retirou algum valor pequeno do caixa da empresa, por estar mais acessível no momento, e depois esqueceu de repor e deixou de lado? 

Seja sua resposta positiva ou negativa, é uma situação bem comum, mas que não deve acontecer. 

As contas da empresa e seu faturamento precisam ficar restritos para arcar com os aspectos da própria empresa, caso contrário, a desorganização se torna inevitável. 

E acredite, em um momento de crise financeira, a desorganização é uma grande inimiga do seu negócio, e esses pequenos valores não repostos fazem muita falta. 

5º Etapa: Cuidado com a contabilidade 

Em meio a uma crise financeira, arrumar problemas com o Fisco e precisar lidar com multas torna tudo ainda pior, não é mesmo? 

Por isso, é essencial ter atenção com os aspectos contábeis da sua empresa, pois, é preciso garantir:

  • Um planejamento tributário eficiente;
  • Demonstrações contábeis em dia; 
  • Cumprimento das obrigações acessórias; entre outros. 

De forma geral, a contabilidade, mais do que auxiliar no cumprimento de burocracias, é imprescindível para garantir uma segurança financeira. 

Afinal, esses profissionais possuem a expertise para analisar os números da sua empresa e, inclusive, ajudar a ter mais precisão e assertividade com as etapas anteriores. 

Sendo assim, ter suporte contábil é um caminho estratégico para garantir o futuro da sua empresa. 

Isso é só o começo!

Tudo isso que evidenciamos é apenas o começo de uma empresa segura diante de qualquer situação e preparada para lucrar. 

E você pode observar que cumprimos com o que prometemos lá no início, tudo isso são mudanças de hábitos na sua gestão, comprometimento em cumprir com aspectos de forma rigorosa. 

Esse início é vital para que as dicas que vamos dar a partir de agora sejam efetivas e retornem os resultados almejados para a sua empresa. 

Portanto, lembre-se do que dissemos: tempo, dedicação e disposição para colocar essas 5 etapas em prática.

Dicas de como retomar a alta lucratividade

Uma situação de crise financeira, por mais que sua empresa esteja muito bem preparada, causa impactos… 

Por isso, além de te mostrar como lidar com essa situação e estar pronto para qualquer outra adversidade que possa vir a surgir, nós preparamos algumas dicas para que a sua empresa retome a obtenção de lucro satisfatórios. 

Mais uma vez, não vamos trazer alternativas impossíveis de serem colocadas em prática, muito pelo contrário! Vamos evidenciar tendências que são oportunidades para você se destacar no mercado, seja durante crises ou durante momentos de prosperidade. 

O digital chegou para ficar 

Há anos o avanço tecnológico tem se expandido e alcançado patamares cada vez mais altos… 

Assim, muito se falou sobre uma Era Digital que viria a ser uma realidade, e isso já aconteceu. 

Especialmente com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de distanciamento social, o digital se consolidou como algo indispensável no mundo corporativo, seja sua empresa pequena, média ou grande. 

E isso abre portas para uma série de oportunidades, como: 

  • Alcance de mais pessoas pelas redes sociais;
  • Campanhas que atraiam clientes;
  • Consolidação da sua empresa como referência;
  • Expansão de captação de clientes; 
  • Contato mais simples e efetivo; e muito mais! 

O digital oferece oportunidades únicas, que devem ser aproveitadas. 

Seja diferente 

O que torna a sua empresa diferente de tantas outras que existem no mercado? 

Esse questionamento é fundamental para que, em momentos de crise financeira, a sua empresa seja a primeira opção do seu público. 

Ser diferente não necessariamente exige uma ideia inovadora, claro que isso também é ótimo, porém, lembra que estamos falando dos detalhes? 

Um atendimento personalizado, condições especiais, promoções, brindes, interação com o público nas redes sociais, eventos e a forma como sua empresa se posiciona no mercado já são fatores cruciais para a destacar. 

Acredite, esses pontos que falamos são capazes de mudar completamente o alcance e visibilidade de uma empresa. 

Invista no seu marketing 

Quando falamos de investir no marketing, não é uma mera divulgação da sua empresa… 

Mas sim, algo aprofundado, pensado no seu público, que transmita sua missão, visão, valores e que conecte a essência do seu negócio com as pessoas. 

Apesar de desejos e dores serem uma premissa básica para vendas e lucros, são conexões que criam laços duradouros, ou seja, clientes fidelizados e um negócio reconhecido no mercado pelo que oferece. 

Invista em um marketing que não mostre apenas o que sua empresa oferece, mas o que ela é… Assim, seu público estará muito mais engajado com você, sempre comprando de você, consumindo o que você oferece e, consequentemente, gerando lucros de forma regular para o seu negócio.

Para fazer tudo isso, é preciso ter apoio

Sozinho, nada do que evidenciamos ao longo deste artigo se concretiza. 

Apesar de termos trabalhado os  detalhes, para que eles se tornem algo maior, que te livre de crises e que te faça lucrar, é preciso de excelência. 

A excelência depende de expertise específica em cada um desses assuntos, até porque, você, como empresário, não tem como cuidar de absolutamente tudo sozinho. 

E é por isso que, além de tudo que apresentamos, viemos nos apresentar como uma solução contábil para sua empresa. 

Com o suporte contábil, você tem segurança para aplicar todas as etapas para sair da crise e evitar que futuras adversidades desestabilizem  seu negócio, bem como tem apoio para garantir um financeiro excelente, com obrigações fiscais e tributárias em dia. 

Conheça a Pirituba!

Para além disso, nós, da Pirituba, oferecemos para você tranquilidade, tempo e liberdade para focar em aspectos menos burocráticos e analíticos do negócio, como as suas estratégias de venda e acompanhamento dos seus lucros. 

Nossos profissionais são especialistas experientes, que estão prontos para dar o apoio que seu negócio precisa em qualquer situação, garantindo a organização financeira e das suas obrigações, ou seja, completa conformidade para seu negócio operar de forma impecável e satisfatória

E para ter tudo isso é muito simples… 

Basta entrar em contato conosco e um de nossos especialistas estará a disposição para te atender e cuidar do seu caso, garantindo os resultados e segurança que você procura em todos os momentos.

Estamos apenas aguardando você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Diversas são as ilegalidades promovidas pelo fisco, mas que podem…
Pesquisar