Ícone do site Contabilidade em Pirituba | Contábil Pirituba

Veja o que você precisa ter para ser um bom síndico

que você precisa ter para ser um bom síndico

que você precisa ter para ser um bom síndico

Ser um bom síndico não é uma tarefa nada fácil. Nem tanto por exercer a profissão, mas sim pelas suas responsabilidades e pelo desejo e necessidade de apresentar uma boa gestão.

Um bom síndico precisa, acima de tudo, vestir a camisa do condomínio, mostrando-se como um representante dos moradores e da administração das moradias, representando os melhores interesses de ambas as partes.

Por isso, para ser um bom síndico, não basta simplesmente estar lá para cobrar os condôminos e receber o seu salário. É preciso ir além!

No caso das funções do síndico, é possível consultá-las no Código Civil de 2002, que as descreve de forma detalhada.

PARA SER UM BOM SÍNDICO É PRECISO SER UM BOM LÍDER

Uma das principais funções que fazem um bom síndico exercer sua profissão de forma eficiente é o desenvolvimento da sua empatia. Dessa forma, o síndico consegue encontrar um ponto de equilíbrio entre o que os moradores precisam e os interesses mais prioritários da administração do condomínio.

Para isso, o síndico deve ser capaz de ouvir e dar atenção àquilo que os moradores têm a dizer. Não adianta cruzar os braços e dizer que tudo está bem. Isso não configura uma boa gestão de condomínio!

Dessa forma, além de compreender melhor os desejos e as necessidades dos condôminos, você poderá receber auxílio por parte dos moradores, que poderão trazer suas próprias ideias e facilitar o seu trabalho, promovendo, inclusive, maior integração dentro do condomínio.

Você poderá conduzir reuniões periódicas, a fim de conseguir opiniões e promover uma tomada de decisões mais assertiva.

APRIMORE-SE

Capacite-se, de forma a aprimorar suas habilidades de liderança e gestão. É muito importante que um bom síndico entenda como lidar com as necessidades, os desejos e os desafios que vem com os moradores do condomínio. É imprescindível, também, saber como equilibrar os gastos e os investimentos, sem que isso tenha algum impacto negativo na qualidade de vida dos condôminos.

Além disso, é preciso saber quando delegar as tarefas. Nem tudo poderá ser feito por você e um bom síndico sabe quando é hora de parar. Você precisará se dedicar a diversas tarefas que não deverão incluir, por exemplo, a contabilidade, que deverá ficar a cargo de outro profissional.

CONTE COM AJUDA

Por fim, será necessário contar com a ajuda de um contador. Isso porque as questões financeiras e a legislação podem não ser de total domínio por parte do síndico que, ao invés de adiantar o trabalho, pode acabar causando prejuízos decorrentes da sua vontade de fazer tudo.

O contador poderá contribuir com a gestão do condomínio de uma forma diferente, trazendo dados que farão a diferença na hora de tomar decisões ou mesmo para o equilíbrio e manutenção do condomínio.

Para ser um bom síndico, é preciso escutar os moradores e quem possui experiência no assunto, além de se dedicar a aprender cada vez mais.

Se você possui dúvidas, entre em contato com a Contábil Pirituba. Será ótimo conversar!

Até logo.

Sair da versão mobile