Tuia Da Terceirizacao Para O Seu Departamento Financeiro Post (1) - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Tudo que você precisa saber sobre terceirização financeira!

Índice

Tempo é um recurso cada dia mais precioso, e sabia que a terceirização financeira te ajuda a poupá-lo e ainda melhora a lucratividade da sua empresa? Leia o nosso artigo e entenda como isso é possível!

Com certeza, uma das coisas que está se tornando cada vez mais preciosa é o tempo… 

E a terceirização financeira te ajuda a usá-lo com mais eficiência!

Se tratando de tempo, você, que é gestor, sabe muito bem sobre o que estamos falando.

Saber organizar sua rotina para atender, ao menos, aquilo que é emergencial, está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil.

Nesse contexto, dedicar tempo para buscar ideias que permitam o uso estratégico dos seus recursos, para muitos, é um verdadeiro luxo.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos conversar sobre como a terceirização financeira pode te ajudar a corrigir essa situação.

Você sabe como o setor financeiro é importante para sua empresa?

Já imaginou não ter dinheiro para pagar seus funcionários no início do mês, atrasar o pagamento de seus fornecedores e esquecer – ou então não ter recursos suficientes – para pagar seus impostos?

Grande parte dos gestores temem situações como essas, mas, acredite, elas são muito mais comuns do que se imagina.

E não pense que elas acontecem apenas em empresas que não possuem uma boa carteira de clientes.

Na verdade, existem empresas que, apesar de possuírem uma boa quantidade de dinheiro entrando em seu caixa, mesmo assim sempre atrasam o pagamento de suas contas e não sabem a posição atual de suas finanças…

E você sabe o motivo?

Em muitos casos, é a inexistência de um controle financeiro adequado.

Quando não se sabe quanto de dinheiro vai entrar no seu estabelecimento em um período, fica muito mais difícil de negociar com seus fornecedores quanto ao prazo para pagamento, tampouco você saberá quais os limites de valores que serão suportados pela capacidade de pagamento do seu caixa, ao realizar compras.

E em que  isso pode resultar?

Em uma bola de neve!

A partir do momento que você não consegue pagar suas contas em dia, poderá ser necessário adquirir empréstimo para capital de giro, geralmente com taxas maiores e carências menores – ou mesmo, sua empresa pode entrar no cheque especial, que costuma ser muito caro…

E, então, a partir daí, seus lucros podem passar a ser gastos com juros e taxas bancárias, fazendo com que você corra o risco de ter seus produtos apreendidos em postos fiscais, por conta do não pagamento de tributos… 

Além de ser possível que seus títulos venham a protesto, repercutindo na produção da sua empresa.

Ou seja, é o setor financeiro um dos principais responsáveis pela saúde e progresso do seu negócio, visto que ele irá direcionar o uso dos recursos, bem como fará o acompanhamento para garantir que eles estejam sendo usados da forma apropriada.

Dessa maneira, a falta de um controle adequado de suas finanças pode fazer com que sua empresa entre em um círculo vicioso… uma espiral de fracasso… com situações que poderão se repetir até que você decida tomar uma decisão radical.

Mas, na verdade, para evitar situações como essa, basta você ter um setor financeiro bem organizado.

Agindo assim, você sabe quais os melhores prazos para negociar com seus fornecedores, qual a política de prazos que deve ser oferecida aos seus clientes e terá noção sobre os limites de compras que deverá respeitar.

O que é terceirização financeira?

Empresas de todos os portes e segmentos estão se atentando cada vez mais sobre as vantagens de delegar a realização de atividades que não são o objetivo do seu negócio a empresas que trabalham exclusivamente nessas áreas.

Isso acontece, por exemplo, com empresas que prestam serviços de:

  • Contabilidade;
  • Segurança patrimonial;
  • Limpeza;
  • Portaria; 
  • Administração condominial;
  • Recepção.

E você sabia que, se tratando do seu setor financeiro, ele também pode ser terceirizado?

Negócios que se dedicam a essa atividade são também conhecidos por prestar o serviço de BPO Financeiro.

A sigla inicial referente ao seguinte termo inglês: 

“Business Process Outsourcing.”

Que, em tradução livre, significa “Terceirização de Processos de Negócios”.

O BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização do setor financeiro da sua empresa, ou seja, entregar a responsabilidade desse departamento a empresas que possuem conhecimento especializado e recursos para conduzi-lo com eficiência.

Através da contratação dos serviços de terceirização financeira, você estará delegando à empresa parceira atividades como:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de contas a pagar (fornecedores, funcionários, impostos, serviços tomados, dentre outros);
  • Controle de contas a receber:
  • Cobrança e controle de seus índices de inadimplência;
  • Conciliação bancária;
  • Organização das rotinas bancárias;
  • Acompanhamento do seu fluxo de caixa;
  • Emissão de relatórios e acompanhamento dos índices de desempenho do setor.

Ao realizar a terceirização financeira da sua empresa, deve-se analisar quais as principais características de seu negócio para que se adapte às rotinas do setor de modo a garantir maior fluidez nos processos.

Por que ela é importante e como pode te ajudar?

A terceirização financeira é importante para sua empresa pois permite que você, ao delegar a responsabilidade das tarefas desse setor a uma empresa com expertise no assunto, tenha mais tempo para focar em questões que demandam mais urgência na sua empresa.

Podemos incluir que, com ela, você enxuga sua folha de pagamento e reduz seus custos, despesas e suas preocupações com o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Além disso, a terceirização financeira também busca formas de blindar sua empresa contra fraudes, desvios e uso inapropriado de recursos.

Contar com os serviços de terceirização financeiras permite acompanhar os níveis de inadimplência do seu negócio, facilitando identificar os motivos que levam seus clientes a não cumprirem seus compromissos.

Isso facilita entender o motivo dessa situação e estabelecer estratégias para corrigi-la.

Ao ter um controle apropriado de onde vem e para onde os recursos do seu negócio são direcionados, você entenderá com mais clareza como eles estão sendo aplicados… 

E a partir daí poderá elaborar estratégias que resultem no uso eficiente dos seus recursos.

Também, você terá a tranquilidade em saber que o seu setor financeiro está sendo conduzido por profissionais que possuem conhecimento específico no assunto, que vão poder te fornecer respostas rápidas a eventualidades e as melhores soluções para cada problema encontrado.

O seja, quando você conta com o apoio de especialistas para administrar as finanças do seu empreendimento, o conhecimento adquirido anteriormente, ao lidar com outras empresas, como a sua, ajuda a identificar com mais rapidez situações que precisam ser corrigidas.

Encontra-se respostas com mais facilidades para problemas que sua empresa enfrenta ou possa a ter que lidar no futuro.

Quando você conta com a ajuda de uma empresa de terceirização financeira, você tem mais tempo para se dedicar a questões diretamente relacionadas ao crescimento do seu negócio, como melhorias na captação e atendimento ao seu cliente, formas de agregar valor ao seu produto ou de melhorar a qualidade dos seus serviços. 

Com um setor financeiro organizado, você será melhor visto pelas instituições bancárias.

Isso facilita a captação de recursos para ampliação da sua empresa, reforma, abertura de novas unidades e para adquirir novas máquinas e equipamentos.

Ou seja, você não ficará refém daquelas que possuem maiores taxas de juros e prazos menores para pagamento.

Na verdade, dependendo da situação, o seu sonho de expansão poderá ser frustrado, já que instituições bancárias realizam análises dos seus índices para verificar se sua empresa terá capacidade para pagar os valores assumidos.

E se você acha criteriosa a liberação de crédito para pessoas físicas, você se assustará com a quantidade de documentos e análises feitas ao conceder empréstimos para pessoa jurídica.

Os relatórios financeiros são um dos itens analisados por essas instituições.

Agora, não confunda, pois existe o ruim e o bom endividamento.

O primeiro ocorre principalmente quando o negócio não tem controle de suas finanças – como as que vimos até aqui – ou devido à instabilidade no mercado.

Já o segundo acontece quando ele é feito de forma planejada, de acordo com a capacidade da empresa e que resultará em benefícios futuros.

Financiar uma nova máquina é um bom exemplo, já que ela poderá ser usada para expandir a capacidade produtiva, gerando mais rentabilidade e aumentando a lucratividade do seu negócio.

O que levar em consideração ao optar por um serviço de terceirização financeira?

Ao realizar a terceirização financeira em seu negócio, é importante que você mapeie quais os processos que, de fato, irão precisar de uma intervenção.

Lembre-se que as características da sua empresa, como quantidade de clientes, porte, valores movimentados mensalmente, quantidade média de notas fiscais emitidas periodicamente e formas de pagamento utilizadas serão fundamentais para saber quais os melhores controles que deverão ser usados no seu negócio.

Busque identificar os pontos fortes do seu negócio, as principais vulnerabilidades e tenha claramente definido quais os objetivos você deseja alcançar com a terceirização financeira.

Alinhe com a empresa quais serão os relatórios que serão emitidos e acompanhados, isso possibilita um melhor controle da evolução das suas finanças e correção de distorções que venham a surgir no processo.

Saber dessas informações, previamente, facilita o diálogo com a empresa que irá assumir o seu setor e contribui para que o seu contrato esteja alinhado com as necessidades do seu negócio.

Também, antes de contratar, é fundamental que você busque conhecer a empresa de BPO Financeiro e saber se, de fato, ela possui experiência nesse tipo de prestação de serviços, como foi o grau de satisfação de seus últimos clientes e quais os tipos e tamanhos de empresa ela já atendeu.

Leia o contrato, verifique se as cláusulas correspondem ao que foi anteriormente conversado e se certifique que todas as atividades e valores cobrados estão registrados da forma correta.

Isso evita problemas futuros, ao contratar um serviço de terceirização financeira.

Porém, contratar um serviço de BPO Financeiro não significa que você não irá continuar acompanhando o seu setor financeiro, na verdade, é importante que você se assegure que o contrato feito com a empresa parceira está sendo honrado, através de prazos sendo cumpridos, na entrega de relatórios e com as tarefas sendo executadas com qualidade.

E agora temos outra informação muito importante para te dar…

Não são apenas grandes empresas que podem usufruir dos benefícios de um serviço de BPO Financeiro! Micro, pequenas e médias também podem se beneficiar deles.

Saiba com quem contar ao precisar de um serviço de BPO Financeiro

A terceirização financeira é uma alternativa para que você tenha mais tempo disponível para conduzir sua empresa de maneira estratégica, ao entregar a responsabilidade da condução do seu setor financeiro para empresas especializadas.

Todavia, perceba que esse é um setor essencial para que seu negócio tenha um bom desempenho, então, é fundamental que você identifique se as qualificações de quem está contratando poderão, de fato, atender suas necessidades. 

Lembrando que é importante que, mesmo após ocorrer a terceirização financeira, você continue acompanhando o desenvolvimento das atividades, para garantir que o contrato firmado esteja sendo cumprido.

Então, nesse contexto, você pode contar conosco, da Pirituba Contabilidade.

Somos uma empresa que presta serviços de BPO Financeiro, temos expertise nesse assunto e podemos te ajudar a cuidar das suas finanças da maneira que elas precisam e merecem.

Contamos com profissionais altamente qualificados, pois entendemos que essa é a melhor maneira de prestarmos um serviço de excelência aos nossos clientes.

Temos experiência prática e teórica, pois já ajudamos outras empresas, como a sua, a organizar suas finanças. 

Nossa expertise na área permite que possamos dar soluções de qualidade em serviços de BPO Financeiro ao seu empreendimento.

Entre agora em contato com um de nossos profissionais e saiba como vamos te ajudar a ter mais tempo e a melhorar a lucratividade do seu negócio, independentemente do seu porte!

Terceirizacao Financeira - Contabilidade em Pirituba | Contábil PiritubaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O governo está negociando a extensão do programa de crédito…
Pesquisar