Saibaquaistributospodemserrecuperados Post (1) - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Recuperação de Impostos – O que é e como fazer?

Tenha o dinheiro pago com impostos de volta para o seu financeiro sem burocracia e legalmente!

Entenda como a Receita Federal irá pagar seus impostos de volta – de maneira totalmente legal-, por meio da recuperação de impostos!

Talvez um dos maiores questionamentos dos gestores que buscam reduzir os gastos seja:

“Meu Deus do céu, de onde vem tanto imposto?”

Afinal, como, infelizmente, bem sabemos, o Brasil é um dos países com as cargas tributárias mais altas do mundo…

Recuperacao - Contabilidade em Pirituba | Contábil Pirituba

(Fonte: OCDE/IBGE)

Embora a imagem acima se refira a um levantamento realizado em 2003, atualmente, o Brasil ocupa a 15ª posição no ranking de cargas tributárias mundiais em relação ao PIB do país.

Brasil - Contabilidade em Pirituba | Contábil Pirituba

(Fonte: G1)

E isso tudo contribui para uma realidade onde empresas penam para crescer, devido uma série de burocracias e taxações, onde consumidores se vêem limitados por precificações altas e não muito atrativas – embora, ainda assim, muitos compram tais produtos acima o preço padrão por estarem acostumados às altas taxas nacionais.

Visto isso, hoje iremos trazer uma solução para a sua empresa que é capaz de transformar uma grande pedra no sapato em uma incrível oportunidades de desenvolvimento e lucro!

Quer saber do que estamos falando?

Então, primeiro, você precisa conhecer a recuperação de impostos…

O que é recuperação de impostos?

Também conhecida como recuperação de créditos tributários, a recuperação de impostos – como o nome indica – é o processo pelo qual uma empresa restitui tributações pagas – de maneira desnecessária – aos seus caixas ou, caso isso não seja possível, os transforma em créditos com a própria Receita Federal para quitar impostos futuros.

Vale ressaltar também, que os impostos passíveis a essa restituição contam com um prazo de validade de até cinco anos…

Ou seja, caso sejam identificados impostos pagos além desse prazo, eles, infelizmente, não poderão ser recuperados.

Outro ponto muito importante de citar é que não são todos os impostos que são recuperados, na verdade, depende muito da apuração a ser feita e do planejamento tributário que a sua empresa está enquadrada – mas não se preocupe, pois, iremos esclarecer isso mais para frente.

Por enquanto, vamos entender como a recuperação de impostos funciona e como você pode garantir um alívio a mais nas finanças do seu negócio de maneira legal…

Como funciona a recuperação tributária?

Portanto, para que você entenda de maneira mais clara – depois vamos entrar nos detalhes do processo -, iremos realizar uma pequena analogia…

Imagine que você realiza as compras da sua casa, todos os meses…

Você no mercado, compra arroz, feijão, temperos, carnes, legumes, produtos de higiene e por aí vai…

Mês a mês, você dedica pelo menos cinco horas do seu final de semana para fazer uma lista do que falta dentro de casa, elencar o que é prioridade, pesquisar preços entre mercados e fazer as compras do mês – isso sem falar em pegar filas, trânsito, achar vaga no estacionamento, entre outros.

Tudo muito bom, mas ainda assim, você sente que gasta muito tempo com essas atividades…

Sendo assim, você descobre alguns pacotes que o próprio supermercado do seu bairro vende – como uma cesta básica – que já vêm todos os produtos dentro e você paga um preço menor, porque para o mercado é mais vantajoso vender alguns produtos com menos taxa de lucro.

Parece vantajoso, então, você decide testar por alguns meses…

No primeiro mês, em menos de 30 minutos, você já tinha cinco horas de trabalho realizadas, mas notou que alguns produtos não te serviam…

No segundo mês, a mesma situação, e a sua pilha de produtos sem necessidade apenas aumentou…

Já no terceiro mês, a mesma coisa e assim se seguiu até completarem seis meses…

E diante disso te surge a dúvida: 

“O que fazer com esses produtos sem necessidade?”

O papel do contador na organização das suas compras

Agora, explicando essa pequena analogia, vamos imaginar que as suas compras são os seus tributos…

Mais especificamente no caso do Simples Nacional, em regime monofásico, quando você separa os tributos da sua base de cálculo, é possível apurá-los com maior precisão, o que é o caso do PIS e Cofins – ou seja, você pesquisa os preços em outros mercados, faz a sua lista e tem maior eficiência na sua compra.

Por outro lado, quando o empresário foca apenas na facilidade, ignorando a complexidade tributária – o que seria o caso de pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) – acaba acumulando produtos sem necessidades, o que podemos comparar à dupla tributação.

Sendo assim, o contador se torna essencial para realizar a recuperação de impostos da sua empresa…

Análise que gera resultado

Portanto, fica de responsabilidade do contador comparar todos os tributos pagos por sua empresa, com base no regime de tributação que você está – ou estava enquadrado – para então confrontar com o real valor devido.

Assim, reunindo uma grande base de dados, o seu contador pode atuar, identificando as leis que dão brecha a um recolhimento de tributos reduzido e então fazendo o cálculo da diferença devida – dá para fazer isso com duas planilhas de Excel e utilizando a fórmula PROCV, por exemplo.

Contudo, é importante lembrar que o grande diferencial para que você tenha valores maiores com a sua recuperação de crédito tributário é contar com um escritório de contabilidade experiente e, que conheça muito bem legislação tributária vigente.

Portanto, após identificar os valores, algumas ações podem ser tomadas, dependendo de caso…

Ressarcimento do Valor

Começando pelo ressarcimento do valor, é possível recuperar tudo o que foi pago a mais com direito a correção monetária aplicada pela taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) – o que pode até não render tanto, mas evita a desvalorização do seu montante, além de que esse era um dinheiro que você nem esperava.

Acúmulo de Crédito Tributário

Ou, o outro caso possível é que você obtenha os valores recuperados de volta para a sua empresa, mas como créditos tributários que podem ser utilizados para a quitação do mesmo imposto ao qual foi apurado.

Por exemplo:

Se você recuperou R$ 2 mil de ICMS dos últimos cinco anos, poderá utilizar esse valor para quitar seus impostos como o ICMS dos próximos anos…

Sabemos que não é o ideal, realmente seria melhor ter esse dinheiro em caixa para conquistar maior capital de giro, mas varia de situação para situação e também do seu regime de tributação.

E, por falar em regime de tributação, vamos entender como a recuperação de impostos é realizada em cada um deles…

Quais regimes tributários podem solicitar a recuperação de impostos?

Simples Nacional

Começando pelo Simples Nacional, talvez esse seja o mais comum a solicitar esse serviço, isso acontece por dois motivos:

  • Substituição Tributária; e
  • Regime Monofásico.

Regime Monofásico

O regime monofásico – ou seja, de uma fase – é caracterizado pela tributação do PIS e Cofins de um produto que ocorre somente a uma empresa de toda a cadeia de tributação.

Traduzindo…

Se eu sou um fabricante de cosméticos, por exemplo, e vou vender meus produtos para que outra empresa os revenda para o consumidor final…

Em vez de, a cada relação de venda, seja cobrado o PIS e Cofins pela operação, eu, no início de toda a cadeia de tributação já recolho o imposto equivalente a todos os demais, excluindo assim essa tributação da base de cálculo dos demais – e é aqui que mora o erro!

Justamente, pelo fato de no Simples Nacional as coisas serem simplificadas, muitos gestores apuram seus impostos sem fazer essa separação do que é tributável pelo Simples e do que é monofásico, e acabam pagando tributos que, na verdade, não precisam.

Substituição Tributária

Agora, quando falamos sobre ST (Substituição Tributária), a situação acontece da mesma forma que no regime monofásico, mas com duas diferenças:

  1. Aqui, o tributo principal é o ICMS;
  2. O ICMS sofre alterações dependendo do estado de origem e destino da operação.

Contudo, a regra de apuração para toda a cadeia tributária continua valendo e, caso você não separe o ICMS-ST dos seus tributos poderá pagar mais do que é necessário.

Lucro Presumido

Agora falando do Lucro Presumido, onde a apuração dos tributos é feita separadamente e com base na presunção de lucro do mês ou trimestre, a lógica se mantém a mesma:

Você, primeiro, identifica valores pagos a mais e depois solicita a recuperação de impostos.

Desse modo, aqui, você ainda deve se atentar ao regime monofásico e à substituição tributária, contudo, a sua facilidade é justamente não ser engessado pelo DAS, o que irá exigir maior cuidado com a categorização dos seus itens em catálogo para que então possa tributá-los corretamente.

Lucro Real

Por fim, no Lucro Real nós temos a apuração dos impostos realizada com base no real lucro que a empresa teve do mês ou trimestre – os nomes dos regimes de tributação são bem óbvios.

Sendo assim, mais uma vez as mesmas condições se aplicam, contudo, quando estamos no Lucro Real, consequentemente estamos falando de faturamento maiores, alíquotas maiores e, caso sejam identificadas, recuperações de créditos maiores, contudo, que precisarão de uma apuração mais eficiente, pois são muitos os fatores a serem considerados.

Porém, não se preocupe, pois a dica de ouro nós te daremos agora…

O segredo para ter seus impostos de volta e não precisar mais recuperá-los, pois terá uma apuração eficiente e justa!

Categorize seus produtos, faça a tributação de cada item separadamente, e então, tenha maior eficiência nos valores a serem pagos!

Assim como na analogia do mercado, você precisa dedicar tempo e atenção para que suas compras do mês saiam mais baratas e eficientes para sua casa – e na sua empresa não é diferente!

Então, pare, analise, planeje a sua tributação e veja suas finanças agradecerem por isso!

De verdade, além de evitar que você tenha impostos maiores, só de fazer isso, a própria recuperação de impostos se tornará mais fácil, pois saberá qual a real tributação de cada produto.

Mas, nós sabemos que o tempo é um bem precioso para você, então temos outra solução…

Conte com a Contábil Pirituba para realizar a recuperação de impostos da sua empresa

Com o serviço de recuperação de impostos da Contábil Pirituba, você só tem a ganhar.
Veja só:

  1. Você recupera um valor que nem estava esperando e paga nossos honorários com parte dele;
  2. Você otimiza o seu tempo e ainda descobre como otimizar a apuração dos seus impostos;
  3. Isso tudo é feito como uma prestação de serviços, ou seja, pode manter a sua contabilidade atual…

No entanto, se quiser contar com um escritório de contabilidade em Pirituba que irá cuidar das suas finanças, lado a lado com a sua gestão, nós cuidamos de tudo para que você troque de contador sem preocupações!

Migre sua empresa para a Contábil Pirituba

Para realizar a migração da sua empresa para a Contábil Pirituba e assim garantir muito mais serviços além da recuperação de impostos, basta entrar em contato com um de nossos especialistas contábeis.

Ao longo deste texto, nos concentramos no PIS, Cofins e ICMS, contudo, existem outros impostos que também são passíveis de recuperação, como IPI, IRPJ, e CSLL. 

Entrando em contato com nossa equipe, todo o seu planejamento tributário e a recuperação de impostos será analisada de acordo com as maiores necessidades da sua empresa

Após o seu contato, iremos solicitar algumas informações e assumiremos de maneira integral, todo o processo de migração de sua empresa legalmente, evitando dores de cabeça para você.

Assim, você troca de contador com máxima eficiência, conta com nossos especialistas contábeis ao seu lado e garante os melhores resultados para o seu negócio, tudo pensando de maneira simplificada e de acordo com as suas necessidades!

Portanto, caso queira saber tudo o que podemos fazer por sua empresa, além da recuperação de impostos, acesse esta página agora mesmo: Consultoria Contábil, Fiscal e Trabalhista.

Não perca mais tempo, venha conversar com a nossa equipe e obtenha mais dos seus resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Comprovante tem código de autenticidade e pode ser acessado através…
Pesquisar
Powered by