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Planejamento Estratégico Para Distribuidoras De Cosméticos

Planejamento Estratégico para Distribuidoras de Cosméticos

Aprenda como criar um planejamento estratégico eficiente para sua distribuidora de cosméticos!

Um bom planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos irá estabelecer quais são as ações e de que maneira elas deverão ser aplicadas para o bom andamento de sua empresa. O planejamento estratégico é o instrumento básico para criar os métodos que possam garantir a execução das políticas estratégicas.

Como planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos devemos entender um quadro das referências obtidas sobre um determinado assunto para que se estabeleçam decisões e direcionamentos operacionais para o dia a dia do negócio.

Com base no planejamento estratégico, será possível definir a melhor aplicação dos recursos de sua distribuidora de cosméticos, uma vez que os objetivos estejam estabelecidos. O planejamento também irá permitir o acompanhamento e a mensuração do progresso para oferecer condições de corrigir os desvios e adequar o ritmo de aplicação das estratégias.

Para o administrador que ouve e compartilha informações, o planejamento estratégico reúne todas as condições para o sucesso de sua distribuidora de cosméticos, trazendo benefícios reais e, como resultado, oferecendo objetivos claros e bem definidos, com planos que encaminhem o empreendimento rumo ao desenvolvimento que se espera.

De uma forma geral, o planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos é semelhante ao planejamento de outros modelos de empresa, diferenciando-se apenas com relação ao público-alvo e estabelecendo diretrizes conforme a atividade econômica, criando as ações para alcançar esses objetivos.

       1-Conhecendo o público-alvo e suas necessidades

Antes de começar o planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos, é preciso conhecer o mercado em que a empresa está inserida e a proposta de valor do empreendimento.

As estratégias devem ser estabelecidas de forma coerente com o ramo de negócio e com a realidade do público-alvo, determinando-se os segmentos de clientela que devem ser atingidos, os recursos disponíveis nessas camadas da população, suas características e os diferenciais dos produtos ofertados.

Uma ferramenta bastante aplicada para a estruturação inicial do planejamento estratégico é o BMC – Business Model Canvas, permitindo elaborar um modelo de negócios focado na oferta de valor.

       2-Determinando os princípios da distribuidora de cosméticos

Depois de ter definido o segmento de clientes e as respectivas propostas de valores, o planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos deve determinar as características que representem sua cultura organizacional, criando meios de diferenciar o empreendimento diante da concorrência.

Para chegar a isso, é preciso estabelecer as definições para representar os princípios da organização como uma distribuidora de cosméticos, ou seja, é necessário definir a missão, a visão e os valores.

Como missão entendemos a razão da existência e o propósito da empresa, gerando condições de compreender a sua atuação no mercado.

A visão é a descrição do que se espera para a distribuidora de cosméticos, com o objetivo que se imagina para o futuro da organização.

Nos valores devemos determinar os princípios através dos quais a distribuidora de cosméticos se guiará, servindo de parâmetro para o comportamento de todos os envolvidos.

       3-Analisando o ambiente onde o negócio está inserido (SWOT)

A terceira etapa para a elaboração do planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos é o posicionamento da organização, comparando entre as características do ambiente interno, com suas forças e fraquezas, e sua situação no ambiente externos, analisando as oportunidades e ameaças.

Desta forma, é necessário conhecer e valorizar as características fortes da empresa e fomentar meios para reduzir suas fraquezas, sempre comparando com a situação do mercado, através de clientes, fornecedores e concorrentes.

       4-Estabelecendo os objetivos estratégicos

Na quarta etapa, depois de conhecido o posicionamento estratégico atual da distribuidora de cosméticos, torna-se possível planejar o seu desenvolvimento. Este é o momento de estabelecer os objetivos que possam definir os resultados que se pretende atingir no futuro.

Como objetivos devemos entender aqueles que possam ser atingidos, que sejam coerentes com os princípios da organização. Desta forma, é importante que se implante indicadores de desempenho, dando condições de fazer o acompanhamento e controle da situação em todos os momentos.

       5-Estruturando os planos de ação

Nesta etapa deve-se planejar as ações que possam permitir atingir o desenvolvimento que se estabeleceu nas etapas anteriores.

Assim, é necessário pensar no que deve ser feito de forma prática, nos recursos exigidos, na ordem cronológica de implementação, nos prazos para cada ação. Ou seja, o conjunto de ações devem seguir um ritmo para que se chegue ao objetivo esperado.

       6-Executando o planejamento estratégico

Com a definição da parte teórica do planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos, é preciso executar o que foi planejado, mobilizando a equipe e alinhando a organização.

       7-Acompanhando o planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos

Um ponto que merece atenção é o fato de que o mercado está mudando constantemente, com alterações nas características de consumidores, com o lançamento de novos produtos e com o aparecimento de novos concorrentes, além da mudança de fornecedores.

Diante disso, é preciso fazer o acompanhamento do planejamento estratégico de forma constante, revisando objetivos e ações e garantindo que o empreendimento se mantenha atualizado com as condições de mercado.

O estabelecimento do planejamento estratégico para sua distribuidora de cosméticos pode ser melhor elaborado e acompanhado com a assessoria de profissionais especializados. Conte com uma boa equipe para implementá-lo.

Somos uma empresa de Contabilidade em Pirituba – SP, e somos especializados em Contabilidade para Distribuidoras de Cosméticos. Um dos principais aspectos que garantem o sucesso de um planejamento estratégico para distribuidoras de cosméticos é a definição de uma gestão contábil eficiente, um planejamento tributário e um gestão financeira muito bem estruturada. Se você precisar de apoio para estruturar o planejamento estratégico de sua distribuidora de cosméticos, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atendê-lo e trilhar esta jornada empreendedora lado a lado com você.

Até breve!

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