Saiadacriselucrandomuitocomagestaocorreta Post (1) - Contabilidade Em Pirituba | Contábil Pirituba

Gestão De Crise: Um Verdadeiro Plano De Guerra Para Superar Este Momento!

Construa, A Partir Do Zero, Uma Gestão De Crise Capaz De Salvar A Sua Empresa De Qualquer Guerra – E Da Pandemia Também!

É A Sua Vez De Atacar! Tenha Uma Gestão De Crise Eficiente Na Sua Empresa E Vença A Guerra Contra O Vírus E A Falência!

Você está em uma guerra com um dos inimigos invisíveis mais temidos dos últimos tempos – sem contar o Coronavírus, é claro.

Existe outro inimigo invisível, que está no nosso meio bem antes do Covid-19 aparecer…

Um infiltrado que se mantém tão invisível quanto presente e é letal para as empresas do Brasil e do mundo.

Estamos falando da crise, o maior motivo de muitos empreendedores estarem contando os seus últimos centavos neste momento.

Mas, sabemos que você não vai se render assim tão facilmente, certo?

É hora de lutar pelo que você construiu!

Hoje, estamos convocando você para lutar em uma guerra em prol da sua sobrevivência no mercado e, se você aceitar, poderá entrar na seleta lista de empreendedores que superam a crise.

Portanto, se quiser fazer da sua empresa uma potência da guerra, precisa de uma gestão de crise que a sustente durante a batalha!

E se você não sabe o que é isso e nem começou a fazer a sua, tudo bem, é hora de entrar no jogo com todas as armas possíveis ao seu favor.

Isto é, se resolver ler até o final.

O Que É A Gestão De Crise?

Se você ainda não sabe o que é uma gestão de crise, a gente explica – mas, já avisando que, a partir de agora, é uma corrida contra o tempo para salvar a sua empresa, okay?

Apesar de, infelizmente, estar tarde para fazer uma administração de emergência perfeita, não está tarde demais para tentar, principalmente se você quiser salvar a sua empresa da falência.

Bom, antes tarde do que nunca!

Então, a gestão de crise é, basicamente, um planejamento que você precisa fazer para que, em um caso de emergência, tenha um norte a ser seguido e, assim, ninguém se perca quando os números começam a despencar.

Por isso, se você ainda não fez o seu, já passou um pouco da hora de ter um, mas a gente vai correr contigo atrás desse bonde – que já está em movimento. 

Quando Pensar Em Fazer Uma Gestão De Crise Na Sua Empresa?

Como já falamos, a gestão de crise é uma estratégia que sempre precisa estar no meio dos arquivos da sua empresa.

Uma urgência pode aparecer a qualquer momento, de qualquer lado e sem o menor aviso prévio, então, estar preparado para o pior dos cenários é algo que você, como empreendedor, sempre precisa ter em mente.

Afinal, ninguém nunca disse que o empreendedorismo era um mar de rosas. Você precisa estar sempre atento e atualizar constantemente o seu plano de emergência com as melhores estratégias que deram certo ou as que mais se adequam ao seu caso e o da sua empresa.

Portanto, o momento ideal para fazer um planejamento para a sua gestão de crise é o quanto antes, porque nada vai impedir que aconteça uma tragédia financeira nos seus primeiros meses no mercado, certo?

Mas, toda hora é hora de aprender e estruturar a sua gestão de crise, então, sinta-se orgulhoso por ter se proposto a correr atrás do tempo perdido – essa é a diferença de quem está se reerguendo agora e de quem está indo direto para o fundo do poço.  

Quais São As Vantagens De Fazer Uma Gestão De Crise Agora?

Bom, a gestão de crise é a sua arma mais poderosa contra a pandemia agora, contudo, vamos deixar mais explícito o porquê você precisa começar hoje mesmo a traçar o seu plano de ataque ao inimigo (a falência):

  • Ter um norte para seguir mesmo com a emoção batendo forte no peito;
  • Ter uma série de ações imediatas já traçadas, então, o choque de ver a sua empresa decaindo não será um obstáculo para agir com sabedoria;
  • Saber exatamente o porquê de cada ação;
  • Não ter que fazer escolhas a esmo;
  • Ter os números ao seu favor em um momento decisivo para a perpetuação da sua empresa;
  • Dar um passo de cada vez para longe da falência e de grandes prejuízos; entre muitos outros.

Então, como vimos, motivos não faltam para você começar a colocar mãos à obra agora mesmo, por isso, respire fundo porque vamos começar!

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Pirituba | Contábil Pirituba

Para O Campo De Batalha, Empresário!

Agora é a hora, mas, assim como todo bom combatente, você não pode, simplesmente, se jogar no meio do campo de batalha sem nem ao menos saber o que aconteceu até aqui e, além disso, conhecer quem está ao seu lado e quem não.

Sendo assim, antes de ser atingido por um headshot de um sniper que está escondido e esperando empresários despreparados, se ambiente antes de colocar o plano em ação. 

A Imagem Da Sua Empresa Vai Passar Constantemente Sobre Um Campo Minado

A pandemia de Coronavírus, infelizmente, revelou o mal e o pior de várias pessoas e empresas, deixando vários empresários em um impasse entre a percepção do público em relação à marca e o financeiro.

Mas, ao contrário de uma guerra comum, estamos lidando com um fator biológico – o vírus -, e não colaborar com a prevenção e contenção da doença pode ser pior para o seu negócio do que fechar as portas e ficar de braços cruzados.

Na era digital, a opinião pública importa – e como importa – para o bem das empresas, afinal, se uma pessoa se sente insatisfeita com um produto ou serviço, ela, com toda a certeza, vai coibir sua rede de relacionamentos a consumirem de você.

Agora, imagine com a pandemia, onde uma ação sua pode significar dezenas ou até milhares de vidas a menos. 

Isso é muito diferente do que apenas um cliente insatisfeito, mas, sim, um grave caso de negligência para com a saúde dos seus colaboradores e os familiares deles.

Por isso, empreendedor, seja estrategista agora! Você precisa cruzar esse campo minado, e cada movimento pode ser o último. 

Pense em alternativas digitais, ouças as autoridades sanitárias, cuide da imagem da sua empresa, da transparência para com o público e cuide do seu maior capital: seus colaboradores.

Pois, caso você resolva cuidar apenas do financeiro e sobreviver até o pós-crise, a opinião pública irá te derrubar pior do que um sniper faria.

Quem É O Seu Inimigo?

Agora, outro erro terrível cometido pelos empreendedores: colocar a culpa nos colaboradores.

Sejam eles os gerentes ou funcionários operacionais, achar a culpa interna é um tiro no seu próprio pé – você devia estar atirando em outra coisa, não?

Afinal, eles têm algo a perder tanto quanto você, sendo assim, você deveria colocar esse alvo no seu real inimigo: a crise.

E, infelizmente, esse inimigo tem diversos desdobramentos e, para que a sua gestão de crise supere todos eles, você terá que ralar e fazer mais flexões do que teve que fazer quando abriu sua empresa.

Seu Pelotão É Sua Maior Arma!

Por fim, é hora de identificar os seus maiores aliados: seus colaboradores.

Todos estamos nessa juntos, assim como eles estão contigo, sendo assim, foque em reunir o melhor de todos para sair dessa situação da melhor forma possível.

As Táticas De Guerra Na Sua Gestão De Crise

Agora é a hora de traçar o plano da sua gestão de crise! 

Sem mais delongas – porque sabemos que já tem um bombardeio caindo sobre a sua cabeça neste momento -, vamos lá! 

Ao Avançar Em Um Território Desconhecido, Você É O Alvo Mais Fácil

Como já citamos, os seus colaboradores são armas tão poderosas quanto canhões e tanques, e deixá-los de lado é pedir para levar um tiro no meio do seu peito.

Mas, além deles, é hora de se juntar a outro aliado poderosíssimo: a sua contabilidade.

A união faz a força em uma gestão de crise, por isso, eleja representantes dos seus departamentos e faça um comitê de guerra: eles serão seus conselheiros e companheiros de trincheira.

O Que Você Vai Atacar?

Lembra que a gente falou que a crise era um problemão numa gestão de crise? Pois é, agora chegou a hora de esmiuçar e resolver essa questão.

Aqui, você e o seu comitê de guerra se reúnem para definir exatamente quais são os problemas que a sua empresa está passando.

É apenas um?

Não, nunca é apenas um problema a ser resolvido, confie em nós.

Pois, se você falar “o problema é a crise”, o que pode ser feito? A resposta pode até ter vindo na sua cabeça – esperamos que você tenha dito “nada” -, mas é sempre bom reforçar que questões gerais nunca terão uma solução eficiente, isto é, quando se chegar a uma.

Portanto, aponte, eleja, liste e discrimine cada aspecto que impacta negativamente na sua empresa.

Alinhe As Tropas!

Agora, você precisa de armamento – e armamento pesado!

Então, convoque o seu comitê de guerra para ter informações – sim, informações são as suas armas!

Sendo assim, pesquise situações similares, estratégias que deram certo e, com isso em mãos, verifique se elas são cabíveis no caso da sua empresa.

“Ah, mas eu não encontrei nada na internet!”

É, provavelmente os empreendedores que passaram por pandemias não deixaram muitos materiais de apoio para uma situação dessas, mas você pode ser o primeiro a superar uma e deixar um legado inestimável.

Mais do que nunca, a sua contabilidade precisa estar do seu lado agora, porque ela pode te oferecer informações precisas sobre o financeiro da sua empresa, regularidade fiscal, entre muitos outros.

Então, é hora de juntar tudo isso: estratégias adaptadas para o seu negócio + informações precisas da sua contabilidade e dos departamentos do seu comitê de guerra.

Se Quiser Vencer Essa Guerra, Vai Precisar Mais Do Que Mensageiros Correndo Pelo Campo De Batalha

É de extrema importância estabelecer uma comunicação clara e assertiva agora.

Cada atitude sua é importante agora, tanto para garantir que as ações estão sendo seguidas à risca e que não restem dúvidas sobre o que é necessário fazer, quanto para motivar os seus colaboradores a manterem-se firmes e fortes no campo de batalha.

Inclusive, não subestime o poder da comunicação, ainda mais quando falamos sobre os seus funcionários, pois, assim como no âmbito da saúde os médicos que são linha de frente, no âmbito empresarial, essa linha é composta pelos seus trabalhadores.

Então, mantê-los motivados não é uma questão de dar um reconhecimento – que é o mínimo, convenhamos -, mas de manter a sua empresa na ativa, pois, sem uma tropa, não existe forma alguma de vencer uma guerra.

Use As Armas Do Século Passado E Perca A Batalha Cedo

É incrível como muitos empreendedores acreditam que a tecnologia é um “gasto”.

Em uma gestão de crise, a tecnologia é a proteção dos seus solados – ou você vai mandá-los sem proteção alguma?

É claro que não, né?

Sendo assim, tenha o digital como o braço de ferro da sua empresa! Invista nisso, mesmo que seja um pouco no começo.

Pois, ao facilitar a vida dos seus colaboradores, você está se dando mais chances de ganhar a batalha.

Hora De Armar A Sua Tropa

Suas tropas estão protegidas, mas isso não é o suficiente para entrar em um combate, nem que ele seja corpo a corpo.

Então, reúna a sua tropa de colaboradores e ouça o que eles têm a dizer.

Cada um deles possui uma posição estratégica no seu plano, sendo que a opinião deles pode te oferecer ideias para melhorar o seu planejamento como nunca.

Afinal, se serão eles que desempenharão certa função, com certeza, eles têm considerações para desempenhar seu papel da melhor forma possível.

Ao Ataque!

Agora sim, o planejamento da sua gestão de crise está completo! 

Pegue o seu plano e coloque mão na massa o quanto antes! Você não tem tempo a perder e o seu inimigo já está dominando os territórios ao seu redor! 

Não Se Esqueça: Você Pode Dominar As Táticas, Mas Não É O Senhor Da Guerra

Em uma guerra, você nunca vencerá, apenas fica de pé quem “sofreu menos” com tudo, então, é necessário se preparar para números menores.

Mas, calma, como já falamos, com os aliados certos, qualquer gestão de crise se torna mais simples de ser colocada em prática.

E, com toda a certeza, você pode contar contar com a nossa ajuda.

Mesmo em momentos de crise, teremos orgulho de dedicar toda a nossa expertise para te ajudar a se recuperar e se reerguer, oferecendo o máximo de todos os nossos profissionais!

Entre agora em contato com a gente e parta para a guerra contra a crise com as armas certas em mãos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Instrução Normativa publicada no Diário Oficial permite parcelar multas administrativas…
Pesquisar