skip to Main Content
Executivos Ainda Têm Dúvidas Sobre As Avaliações De Desempenho

Executivos ainda têm dúvidas sobre as avaliações de desempenho

Conheça as vantagens da utilização das ferramentas da gestão de desempenho

A gestão de desempenho tem um papel muito importante dentro de uma organização. É ela que ajuda a corrigir falhas de comunicação, alinhar os objetivos do funcionário com os da empresa e propor metas e indicadores claros. Porém, segundo levantamento da CEB (Companhia Energética de Brasília), um em cada seis executivos de recursos humanos da América Latina tem dúvidas sobre a efetividade das avaliações de desempenho, e acreditam que a melhor saída é eliminá-las. Isso significaria praticamente acabar os feedbacks.

O que não está sendo levado em consideração é que a falta de feedback pode ter um impacto negativo muito maior para o colaborador. A falta de direcionamento pode levar a perda de engajamento, baixos níveis de produtividade e perpetuação do erro. Os modelos tradicionais de gestão de desempenho parecem mais cobrar metas do que favorecer no comprometimento do funcionário. O que também não ajuda em nada no futuro dentro das instituições, e também no futuro do próprio profissional.

Muitas organizações que optaram pela eliminação da avaliação sentiram uma queda de 10% na produtividade dos funcionários. Essa queda foi atribuída à falta de direcionamento por parte da gestão e à ausência de clareza em classificar o que a empresa espera do funcionário, impactando diretamente no trabalho do gestor no momento de mensurar a qualidade do que está sendo entregue.

Por isso, uma ferramenta que as empresas devem considerar é a gamificação na gestão de desempenho, que impacta diretamente nos resultados. Essa gamificação consiste em, por exemplo, avaliações de desempenho que permitam a aplicação de feedbacks em tempo real, e dar maior autonomia ao funcionário, proporcionando o controle da própria performance.

A adoção de novas práticas para a gestão de desempenho leva a um maior engajamento do colaborador, e melhora indicadores de performance, além de funcionar como uma ferramenta de engajamento.

Mas, primeiramente, os líderes e executivos das empresas precisam ter consciência da importância da gestão de desempenho, e buscar referências que possam trazer soluções para os problemas de falta de engajamento.

Vantagens da utilização das ferramentas da gestão de desempenho

 Quando alinhada aos objetivos da empresa, a gestão de desempenho dá mais autonomia ao funcionário. Com mais liberdade, ele se sente mais engajado e motivado para buscar resultados e assumir as responsabilidades pelo sucesso ou fracasso do seu trabalho.

O sistema de feedback em tempo real permite que os erros sejam apontados e corrigidos, dando menos margem a perpetuação de práticas equivocadas. Um exemplo claro de como esse sistema pode ajudar seria compará-lo às avaliações anuais.

Nesse modelo de avaliação, o funcionário toma conhecimento dos apontamentos feitos pela gestão sem tempo para correções. Isso pode acarretar em um peso exacerbado apenas em questões negativas, já que considera a situação com certo distanciamento.

Já no modelo de feedback em tempo real, o colaborador será acompanhado na medida em que seu trabalho progride, o que ajuda o profissional a se autocorrigir e exercer maior assertividade. O que pode também estimular no desenvolvimento de outras habilidades referentes às competências dentro da empresa, além de se tornar um motivador poderoso.

Fonte: MundoRH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Não basta oferecer ambientes descontraídos, que já são características de…
Back To Top