skip to Main Content
4 Dicas Para Melhorar A Organização Fiscal Da Sua Empresa

4 dicas para melhorar a organização fiscal da sua empresa

Com o acúmulo de funções que o empreendedor executa na empresa, organizar as finanças e a contabilidade se torna uma tarefa complicada, comprometendo o resultado de outras funções. Para evitar problemas, no texto a seguie nós iremos te ajudar a organizar a gestão fiscal do seu negócio.

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE NOTAS FISCAIS

Segundo o Ministério da Fazenda, a empresa é obrigada a guardar a NF-e pelo período previsto na legislação. A manutenção das informações em banco de dados é decisão do contribuinte. Esses bancos de dados são importantes para as questões operacionais da empresa, mas não substituem a obrigação da guarda do XML da NF-e.

O tempo de armazenamento varia de um documento para o outro, mas em média, livros e documentos fiscais precisam ser guardados pelo prazo de 5 a 10 anos, ou permanentemente.

Armazene corretamente suas notas

Separe um local para guardar todas as notas fiscais da empresa. Você poderá organizá-las como achar conveniente, dividindo-as em categorias, por data ou por tipo, e separar também por entradas e saídas. Já para os documentos digitais – o que é o caso de grande parte das empresas –, opte pelo armazenamento online, que é mais prático, muito mais seguro e você poderá acessar de onde quiser.

Estabeleça rotinas para a emissão das suas notas

Na maioria das empresas existe um processo repetitivo para as notas: preenchimento, emissão e, então, o armazenamento. Para otimizar este processo, a fim de diminuir o tempo, o ideal é que exista um modelo prático e rápido para seus funcionários seguirem.

– Agrupe as tarefas parecidas para a mesma equipe de trabalho. Assim, a equipe que já tem afinidade com uma determinada etapa, gasta menos tempo para a execução.

– Caso não tenha a possibilidade de separar por setor ou pessoa, invista em processos que visem diminuir o tempo de execução. Quando o trabalho é feito da mesma forma, há tendência de automatizar e diminuir os erros.

– Esteja aberto às conversas com sua equipe e ouça o que eles têm a dizer. Nada melhor do que ouvir quem está diariamente executando este serviço.

Deixe as planilhas para trás

Embora muito utilizado até anos atrás, planilhas e servidores oferecem muitas desvantagens e riscos ao seu trabalho e, principalmente, à sua empresa.

– Risco de perda;

– Ocupam espaço no computador e servidor;

– Vão se desatualizando com o passar do tempo.

– As informações ficam em locais separados, dificultando o acesso e o controle unificado.

Invista em um software online

Investir em um software online não é mais luxo, é necessário para qualquer empresa, seja de pequeno ou médio porte, que deseje melhorar sua organização e produtividade.

Os softwares de gestão são indicados para simplificar e automatizar processos e, principalmente, organizar a gestão fiscal da empresa.

Com um software de gestão online você irá agrupar todas as informações necessárias em um só lugar, sem o acúmulo de papéis. Além disso, você também terá acessos a relatórios, controle de finanças e fiscais, fluxo de caixa e pagamentos.

Tenha eficiência operacional, aumente a produtividade, reduza prejuízos e melhore seu faturamento com o Sistema de Gestão Myrp.

FONTE: Associação Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Nem sempre a melhor forma de gerar resultados financeiros para…
Back To Top