Empreendedorismo Online

O que é Empreendedorismo Online e como ele pode transformar o meu negócio?

Você sabe o que é um empreendedor digital? Sabe como realmente tirar proveito da era do “imediato”? Entenda agora o que é Empreendedorismo Online e como ele pode transformar o seu negócio!

Antes da chegada da era digital aos meios de comunicação, ações promocionais, campanhas e qualquer outro tipo de estratégia destinada a vendas exigiam uma carga demasiada de tempo e dinheiro.
Empresas de grande porte eram preferencialmente ouvidas pelos seus compradores, onde devido à escassez de escolha, o empreendedor que decidisse iniciar seu negócio dependia de um crescimento a passos largos em um cenário dominado pela repetição de comerciais vinculados à televisão, folhas de revista, outdoors, panfletos, entre outros.

Com a chegada da internet, mais especificamente a web 2.0, os pequenos empreendedores conseguiram comunicar-se com seus consumidores de maneira muito mais direta, objetiva e eficiente, sem a necessidade de grandes orçamentos.

Mas, para entender melhor esta transformação da maneira de se comunicar, é necessário entender a mudança na maneira de consumir.
O consumidor do agora: opções ele já possui, o que ele realmente precisa é de valor!

Embora muito tenha-se facilitado para a propagação das marcas no cenário virtual, junto a estes benefícios vieram alguns desafios ao empreendedor digital.
Devido à abundante quantidade de opções no mercado, o consumidor apropriou-se do poder de escolha. O que antes era determinado pelo “eu vi na tevê, então é bom”, hoje pode ser pesquisado, comparado e avaliado para que haja a melhor escolha possível.

Fora isso, ainda existe a questão da empatia com o produto, importante lembrar que, neste caso, empatia não é desejar ao outro o que eu desejo, mas sim me colocar no papel do consumidor e entender o que ele necessita.

O papel do empreendedorismo online neste cenário de constantes transformações é motivar o empreendedor a entender quais são estas necessidades e saná-las, partindo do princípio de percepção de valor do consumidor moderno.

No entanto, não pense que tudo se resume a vender, nem sempre esse será seu objetivo, você deve priorizar o engajamento dos seus consumidores com sua marca, uma vez que fidelizados, os mesmos trarão consigo relevância à sua marca. É o marketing boca-a-boca se transformando em marketing chat a chat.

Então como o empreendedorismo online pode transformar o meu negócio?

Mesmo que a internet seja o tempo do “agora”, suas ações de engajamento demandam um pouco mais de tempo para se converterem em vendas.
Você precisa seguir um planejamento que, lembre-se bem disto, deve seguir o ritmo do seu negócio. Então:

  • Defina seu nicho de mercado;
  • Elabore um pesquisa de público-alvo;
  • Entenda as dores dos seus clientes;
  • Estabeleça um identidade.
  • Analise suas ações;
  • Aprimore seus resultados.

Mantenha-se em um ciclo que busque sempre entender o seu público, fornecer o que ele precisa e depois corrigir os erros encontrados no caminho.

O ponto principal é manter-se em constante desenvolvimento, pois assim como o cenário virtual, os hábitos de consumo dos seus consumidores vão se adaptando conforme demanda a evolução das tecnologias e a maneira como elas impactam a sociedade.

Caso queira estar apto a ingressar neste mercado, é importante possuir as finanças em dia, e podemos te ajudar!

Conte com nossos serviços de contabilidade e esteja em paralelo às adaptações do empreendedorismo online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar