Contabilidade E Sua Empresa

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa?

Muitos empresários e empreendedores, seja em ascensão ou com a carreira já consolidada, já se perguntaram, pelo menos uma vez na vida, sobre o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa. Esse tipo de pensamento não é incomum, e nem mesmo errado.

Hoje, discutirei com você sobre esse assunto, que é de suma importância não só para o mundo contábil, mas também para a gestão de qualquer negócio, visto que a contabilidade sempre se mostra como um dos pontos principais para o desenvolvimento de uma atividade, seja ela comercial ou sem fins lucrativos.

O contador é o melhor amigo do homem (de negócios)

Não pude evitar de fazer este jogo de palavras com a frase clássica. O contador é o grande aliado para os empresários e empresárias do Brasil, pois é ele quem auxilia na gestão da empresa desde o começo, em diversos aspectos diferentes.

E esse relacionamento possui frutos tão bons para as empresas, principalmente porque:

  • A complexidade tributária no país é alta;
  • A Receita Federal está cada vez mais incisiva em relação às obrigatoriedades fiscais e tributárias;
  • Um negócio precisa, obrigatoriamente, ter uma contabilidade profissional.

Entre outros motivos, que fazem do contador uma figura central para qualquer empresa. Mesmo assim, esse profissional ainda é um pouco desvalorizado, sendo considerado, na maior parte das vezes, como uma obrigação, um mal necessário, e não um investimento que pode levar uma empresa ao sucesso.

E a culpa não é apenas do empresário que não dá valor ao contador, mas também dos próprios contadores que, já tão imersos em suas rotinas diárias, não são capazes de enxergar o horizonte e todas as mudanças tecnológicas advindas da transformação digital desse mercado, que possui cada vez mais demanda, e que requer muita atenção e tecnologia por parte dos escritórios de contabilidade.

A importância da contabilidade no que diz respeito às obrigações

A contabilidade é importante para uma empresa, a princípio, para que esta esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei. Essa é a preocupação inicial de um empreendedor, e também dos empresários, já que as constantes adições nas regras e nos tributos (que são cerca de 90, ao todo), são praticamente impossíveis de acompanhar.

Dessa forma, somente o profissional contábil é capaz de realizar certos serviços, e isso, por si só, já demonstra o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa.

Mas, isso não é tudo! O contador também auxilia na obtenção de documentos e alvarás, acelerando, e muito, o processo de abertura de uma empresa. É uma verdadeira “mão na roda” para o empreendedor.

Saber o quanto pagar de imposto, que impostos pagar, declará-los da forma correta diante do fisco, garantir que todos os funcionários recebam seus direitos, tudo isso é parte do trabalho do contador, que conduz revisões tributárias, analisa questões trabalhistas e de pessoal, e ainda se preocupa com a sua gestão.

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa, afinal?

Além de todos os benefícios já citados, ainda podemos falar sobre alguns pontos importantes, os quais são cobertos pela contabilidade.

Uma boa contabilidade vai além de cuidar das suas obrigações, e se torna uma ferramenta de peso para que os seus resultados se tornem ainda mais grandiosos. Isso porque todas as análises e diagnósticos conduzidos pelo profissional contábil servem como base para demonstrações precisas, que fornecem dados suficientes para que o empreendedor tenha um processo de tomada de decisões muito mais assertivo.

Resumindo: quando o contador quer, quando ele é bom mesmo, ele se torna um alicerce da empresa, auxiliando na gestão do dono do negócio, e assumindo responsabilidades maiores para si (no que diz respeito ao seu campo de atuação).

O contador também se mantém ao lado do empresário, o orientando a respeito das possibilidades e melhores caminhos para seguir, principalmente no que se refere a uma redução de custos ou no que é pago em impostos. Afinal, a revisão tributária visa uma adequação nos valores pagos pela empresa. Existem ocasiões onde a empresa está pagando impostos a menos, mas também onde a empresa paga impostos excessivos.

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa é, em suma:

  • Garantir que ela esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei;
  • Assegurar que todas as contribuições com impostos estejam corretas;
  • Reduzir custos desnecessários de forma eficaz, sem prejudicar áreas do negócio;
  • Cuidar das questões trabalhistas, dos benefícios, direitos e deveres dos funcionários;
  • Acompanhar de perto os números e resultados, além de preparar demonstrações precisas;
  • Aconselhar no processo de tomada de decisões, sempre com base em dados;
  • Analisar o histórico tributário do negócio, verificando a possibilidade de possíveis recuperações de créditos tributários;
  • Colaborar com insights sobre a área financeira.

E isso só para começar! Para ter uma noção mais ampla de o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa, é preciso estar imerso nessa experiência, e viver a realidade de ter um grande aliado ao seu lado!

Se esse é o seu desejo, ou se você ainda tem alguma dúvida, pode entrar em contato conosco a qualquer momento! Nós te ajudaremos a entender a importância da contabilidade na sua empresa e vida.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar