Desafios Da Gestão Financeira

Desafios da gestão financeira para distribuidora de cosméticos

Você sente que poderia melhorar o controle sobre as finanças do seu negócio? Neste artigo, veremos os desafios da gestão financeira para distribuidora de cosméticos.

Uma distribuidora de cosméticos que deseja alcançar o sucesso no mercado precisa dar grande atenção à sua gestão financeira. Afinal, é uma situação financeira sólida que permitirá o desenvolvimento e crescimento dessa empresa no mercado.

Entretanto, muitos empreendedores possuem um vasto conhecimento sobre o segmento, mas enfrentam dificuldades no momento de lidar com as finanças. Nesses casos, por melhor que seja o desempenho das vendas, é difícil promover a evolução da empresa.

Separação das contas pessoais e empresariais

Uma prática muito comum nas pequenas empresas é a utilização do caixa empresarial para o pagamento de despesas pessoais. Um empreendedor que paga o seu almoço com o dinheiro das vendas realizadas durante a manhã e aproveita para recarregar o seu celular no caminho pode estar comprometendo a saúde financeira do seu negócio.

E, não saber separar as contas da empresa das pessoais representam uma péssima gestão financeira na sua distribuidora de cosméticos!

Essa prática compromete o lucro obtido por essa distribuidora de cosméticos, mas, além disso, também causa complicações no momento de realizar um controle financeiro atualizado – afinal, você dificilmente lembrará de registrar esses pequenos gastos pessoais.

Elaboração de um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que busca controlar todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa: entradas e saídas de recursos e os compromissos futuros. Isso permite que você tenha consciência da situação atual das suas finanças e preveja a situação futura.

Além disso, os dados podem ser utilizados para realizar análises em busca de informações úteis na gestão da sua empresa. Ao ter acesso a uma listagem de todas as despesas realizadas nos últimos meses, é possível identificar quais delas podem ser reduzidas para aumentar a lucratividade do negócio, por exemplo. Essa é uma das grandes vantagens da gestão financeira para distribuidora de cosméticos, que também está presente em negócios de sucesso de outros vários segmentos.

Controle sobre as movimentações financeiras

Mesmo reconhecendo a importância do fluxo de caixa, muitos empreendedores enfrentam dificuldades em controlar as movimentações financeiras da sua distribuidora de cosméticos. Em meio a tantas operações diárias, fica fácil esquecer de algumas delas, não é mesmo?

Uma saída para isso é adotar uma planilha, um software de gestão financeira ou, simplesmente andar sempre com um caderno para anotar essas movimentações. O importante é ter a consciência de que todas as movimentações são importantes – por menor que seja o seu valor.

Gestão do estoque da distribuidora de cosméticos

Gerenciar os estoques de forma assertiva é fundamental para o sucesso de uma distribuidora de cosméticos. Quando faltam mercadorias para venda ou produtos parados que precisam ser descartados, existe uma grande perda financeira envolvida – seja pelo desperdício de uma venda ou por não recuperar o investimento realizado na compra da mercadoria.

Cálculo do preço ideal

Outro desafio na gestão financeira para distribuidora de cosméticos está no cálculo do preço de venda ideal. Encontrar uma forma de descobrir todos os custos envolvidos nas suas operações e acrescentar a margem de lucro desejada é fundamental para obter resultados positivos.

Análise dos resultados alcançados pela gestão financeira para distribuidora de cosméticos

Por fim, é preciso analisar como está o seu desempenho financeiro. De nada adianta adotar uma gestão rigorosa se você não consegue tirar conclusões objetivas, não é? Acompanhe a evolução do faturamento, das despesas e do lucro obtido para entender quais aspectos podem ser melhorados na busca pelos melhores resultados financeiros.

Conheça os problemas que uma gestão de estoque errada pode trazer para a sua distribuidora de cosméticos.

Você enfrenta algum desses desafios na gestão financeira para distribuidora de cosméticos? Quais são as suas maiores dificuldades no equilíbrio das finanças?

Deixe o seu comentário e conte com a Contábil Pirituba para lhe ajudar a crescer.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar