Síndico De Um Condomínio

Se tornar síndico de um condomínio – vale a pena?

Ser ou não ser? Essa questão não pode ser respondida de forma tão simples, já que é uma função que traz diversas responsabilidades e obrigações e, diferentemente do que se pensa, alguns poucos benefícios. Confira no post de hoje se vale a pena se tornar síndico de um condomínio!

Quando se trata de decidir se vale a pena adquirir uma função e adotar novas responsabilidades, é necessário compreender cada aspecto dessa função e estar ciente de todos os processos necessários que antecedem e que integram o exercício.

Por isso, vamos descobrir esses aspectos dessa função tão importante para o bem-estar dos condôminos e o equilíbrio do condomínio!

SÍNDICO É PROFISSÃO?

Na prática, sim. Contudo, não existe qualquer regulamentação na CLT sobre a profissão.

Os benefícios e o pagamento são acordados por um contrato. Normalmente, as experiências anteriores de um indivíduo como síndico podem ser comprovadas através de documentos e outros papéis que atestem que o profissional já exerceu essa função anteriormente. Dessa forma, se você deseja ser um síndico, precisa comprovar sua experiência anterior e, preferencialmente, levar consigo recomendações que endossam a qualidade dos serviços prestados.

DO QUE UM SÍNDICO DEVE CUIDAR?

Para se tornar síndico de um condomínio, o candidato deve se atentar a uma série de responsabilidades que deverá cumprir.

Algumas delas incluem: cuidar da manutenção predial, evitar conflitos e crises entre os moradores, gerir as contas do condomínio, cobrar moradores inadimplentes, convocar a assembléia, colocar a convenção em vigor, fazendo com que todos a cumpram, inclusive a si mesmo, dentre outras funções.

Na prática, o síndico é responsável por representar a imagem do condomínio, levando em consideração os seus interesses.

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR SÍNDICO?

Cursos profissionalizantes para síndicos são um bom começo. Eles podem ser online ou presenciais e oferecem uma boa base para que você exerça a profissão.

É possível optar por cursos online ou presenciais. Alguns dos elementos presentes na grade do curso incluem questões administrativas, manutenção e preservação da infraestrutura predial e outras tarefas relacionadas à contabilidade e administração.

O síndico poderá, ainda, optar pela contratação de uma administradora de condomínios, que irá trabalhar de forma parecida com a de uma empresa contábil, que oferece soluções relacionadas à gestão financeira e administrativa dos negócios.

A administradora de condomínios será um grande auxílio para o síndico, que poderá se dedicar mais às funções que envolvam a representação e o cuidado com o bem-estar dos condôminos e dos seus interesses.

O LADO HUMANO SOBRE O PROFISSIONAL

Todas essas características profissionais a serem adquiridas e aprimoradas por um candidato a se tornar síndico de um condomínio não são suficientes. Isso porque ainda é necessário que o interessado possua traços de liderança.

Um síndico deve agir como um verdadeiro líder, colocando os interesses dos moradores acima do seu interesse pessoal, fazendo valer as normas do condomínio e o que foi estabelecido pela assembleia e pela convenção.

É preciso ser um mediador, saber como evitar conflitos, investir na neutralidade e agir com empatia verdadeira, compreendendo todas as partes e demonstrando real interesse em ajudar a solucionar desafios. De nada adianta um síndico contratar uma administradora, obter isenções, descontos e pagamentos, se o profissional não é capaz de contribuir de forma positiva para o equilíbrio do condomínio.

Por isso, o ideal é que esse profissional saiba como desenvolver relacionamentos transparentes e verdadeiros com os condôminos, sempre buscando melhorias para o condomínio.

Para se tornar síndico de um condomínio, o interessado também deve aprimorar a sua visão técnica. Através desse aprimoramento, é possível reduzir o que é pago em excesso por conta do desperdício de recursos como energia e água, por exemplo.

Agora que você já sabe quais são as responsabilidades de um síndico, pode decidir se vale a pena se tornar um e começar os preparativos para exercer essa profissão tão importante!

Descubra como ser um bom síndico.

Se você ainda possuir alguma dúvida, entre em contato com a Contábil Pirituba.

Somos uma empresa localizada em Pirituba, São Paulo e, dentre nossas especialidades, está a administração de condomínios. Nós trabalhamos para oferecer a você o nosso melhor conteúdo, além de soluções realmente eficazes para resolver seus desafios e auxiliar na economia e na redução da carga tributária de forma legal e precisa.

Vamos marcar uma conversa e descobrir como a Contábil Pirituba pode ser útil para você?

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar